Delivery continuará a ser usado por 8 a cada 10 comerciantes, mostra pesquisa

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva sob encomenda VR Benefícios mostra que 81% dos estabelecimentos comerciais no Brasil passaram a fazer delivery na pandemia de Covid-19 e pretendem manter o sistema mesmo depois que as medidas de isolamento social se tornarem desnecessárias. Antes da pandemia, 49% dos restaurantes, lanchonetes, padarias e mercados faziam entregas em domicílio.

O levantamento mostra, ainda, que 47% dos estabelecimentos criaram novos canais de venda a partir da pandemia como forma de sobrevivência. O comércio pelo telefone foi o mais adotado, com 71% de adesão. Na sequência, vêm o Whatsapp (63%), o e-commerce próprio (51%), as vendas online (42%) e os aplicativos de entrega (39%).

Em relação ao atendimento ao cliente, o self-service era oferecido por 59% dos restaurantes antes da crise sanitária, e, agora, 42% deles servem refeições desta forma. Em contrapartida, a oferta do serviço à la carte subiu de 43% para 54% nesta pandemia.

Como medidas de proteção ao cliente, os estabelecimentos afirmam adotar: limpeza e desinfecção do ambiente (91%), disponibilidade de álcool em gel aos clientes (85%), ambiente mais aberto e ventilado (80%) e utilização de mais itens descartáveis (63%).

A pandemia acelerou também a implementação de meios de pagamento sem contato entre os estabelecimentos comerciais. Os que já adotavam a facilidade e intensificaram seu uso no período,e os que inauguraram a modalidade somam 65%. Já as formas mais utilizadas são: aproximação de celular (83%), QR Code (69%), aplicativos no celular, como Google Pay ou Apple Pay (32%), e envio de link por pagamento (18%).

“O aumento do e-commerce é um movimento que vimos crescer fortemente nos últimos meses, principalmente nas plataformas de entrega de comida. E o uso cada vez maior do link de pagamento é uma tendência no setor de benefícios”, explica o diretor-executivo de Marketing e Serviços ao Trabalhador, da VR Benefícios, Paulo Roberto Esteves Grigorovski.

Por: Mercado & Consumo

By | 2021-01-29T08:27:33-03:00 27 janeiro, 2021|Categories: Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme