Dia das crianças: cresce número de consumidores que pretendem comprar presentes

O pesquisa realizada pela empresa de inteligência analítica Boa Vista revela que 76% dos consumidores manifestaram a intenção de comprar presentes para o Dia das Crianças, apresentando um aumento de 12 pontos percentuais em relação ao registrado pela mesma pesquisa em 2021. No entanto, apenas 28% dos consumidores têm a intenção de gastar mais na data em 2022 – representando uma queda de 15 pontos percentuais em relação às intenções declaradas no ano passado.

Por outro lado, 42% dos consumidores alegaram que pretendem gastar quantia similar ao ano de 2021, enquanto outros 30% afirmaram que gastarão menos. O valor médio pretendido pelo consumidor brasileiro para gastar na data será de R$ 221 – maior do que os R$ 195 registrados no último ano. Entretanto, mesmo entre aqueles que pretendem gastar menos, 87% acreditam ser importante comemorar a data. Quase metade (47%) destes consumidores apontam a alta dos preços como motivo para reduzir os gastos, seguido por 41% que declararam a necessidade de contenção de despesas e 12% que tiveram redução de renda ou estão desempregados.

Preços serão levados em conta

Em 2022, na hora da compra, 36% dos consumidores afirmaram que levarão os preços em conta, enquanto 29% apontaram que irão considerar a necessidade do presente como fator decisivo. Fatores como a qualidade (18%), o atendimento (10%) e as práticas de sustentabilidade das marcas (4%) também serão consideradas ao escolherem os presentes.

Ainda de acordo com a pesquisa, o pagamento à vista será a prioridade de 59% dos consumidores, o que representa um crescimento de 6 pontos percentuais em relação a 2021. Para este grupo de consumidores, o meio de pagamento a ser utilizado será o cartão de débito e de crédito com parcela única, com 39% e 26% das menções, respectivamente. O Pix registrou 16% das menções. Já para os 41% dos entrevistados que pretendem pagar as compras de forma parcelada, a principal opção será o cartão de crédito, com 91% das menções. 55% pretendem parcelar suas compras em até no máximo três vezes, os demais em quatro ou mais parcelas.

“O cenário econômico é um pouco mais delicado ao consumidor por conta da inflação e do aumento nas taxas de juros. A renda está mais comprometida e vimos que a inadimplência das famílias cresceu num ritmo forte desde o início do ano, então, faz todo sentido que os preços estejam na frente numa escala de prioridades, da mesma forma que o consumidor prefira pagar as compras à vista”, diz o economista responsável pela área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista, Flávio Calife.

Os itens de vestuários e calçados serão a preferência de 32% dos consumidores – registrando um aumento de 14 pontos percentuais em relação a 2021, seguido por brinquedos (31%) e eletrônicos (21%). 62% dos consumidores pretendem realizar a maior parte das compras em locais físicos, principalmente em lojas de bairro (46%), shoppings (31%), magazines (22%) e hipermercados (1%). Em paralelo, 38% dos entrevistados declararam que irão realizar a maior parte das compras para o Dia das Crianças em lojas digitais. Para 96% deste grupo de consumidores, as compras online representam um hábito adquirido ao longo do tempo, sobretudo durante a pandemia.

“Naturalmente, com a pandemia tendo ficado para trás, o varejo físico voltou a ganhar espaço, mas o varejo online continua sendo importante. Houve uma mudança de hábito no que se refere às compras online durante a pandemia e isso não se perdeu depois que as restrições deixaram de existir. Muitos consumidores, que antes tinham algum receio, com relação a fraudes ou algum tipo de prejuízo, experimentaram as compras online e perceberam que ela há uma série de vantagens, como comodidade, praticidade e segurança”, conclui Calife.

Metodologia

A Pesquisa Dia das Crianças 2022 – Pessoa Física, realizada pela Boa Vista, foi feita por meio de entrevistas online durante o mês de setembro. Contou com a participação de aproximadamente 500 consumidores de todas as classes sociais e regiões do país. A margem de erro é de 3,6 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 90%.

Por: E-Commerce Brasil

By | 2022-10-12T11:35:03-03:00 11 outubro, 2022|Categories: Mercado|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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