Especialista conta truques utilizados pelos supermercados para fazer consumidor gastar mais

Todo mundo sabe que ir ao mercado pode ser sinônimo de gastar mais do que precisa, pois dificilmente as pessoas se limitam a comprar apenas o que está na lista. Mas você sabia que isso pode não ser inteiramente sua culpa? Os supermercados utilizam-se de alguns truques bastante eficientes para instigar o consumidor a comprar mais.

Em entrevista ao site americano MarketWatch, o especialista em consumo Martin Lindstrom, fez uma relação de tudo que faz com que você compre mais dentro de um supermercado. Confira abaixo e aprenda a fugir das ciladas:

  • O carrinho de compras – Quem diria que um dos principais vilões do supermercado já seria de cara o item mais utilizado para as compras? Pois é isso mesmo: Quanto maior, melhor. As pessoas tendem a acreditar que compraram pouca coisa quando o carrinho gigantesco está semivazio e acabam pegando mais.
  • Sentido anti-horário – Muitos supermercados possuem uma estrutura que faz com que o consumidor ande por eles no sentido anti-horário com os principais produtos à direita. Isso acontece porque a maioria da população é destra e acaba pegando mais itens com a mão direita do que com a esquerda.
  • Produtos frescos e flores na entrada – Já se perguntou porque muitos supermercados disponibilizam flores e frutas logo na entrada? Isso transmite a ideia de que todos os produtos do local estão frescos e isso incentiva as compras.
  • Itens mais vendidos possuem preços atraentes – Os supermercados fazem com que os itens mais vendidos tenham preços menores, enquanto os outros produtos compensam com preços “normais”. Esta artimanha faz com que o cliente acredite que o local vende tudo por preços atrativos.
  • Promoções atrativas – Promoções do tipo “pague 10 e leve 11? não são vantajosas quando você só precisa de uma unidade daquele produto. Isso é apenas uma maneira de fazer com o que o consumidor leve para casa coisas a mais do que precisa e, obviamente, gaste além da conta.
  • Filhos – Quem tem filho sabe que levar os pequenos para o supermercado é um desafio. Rapidamente eles se cansam e aceleram a permanência dos pais no local. Para evitar que isso aconteça, muitos supermercados oferecem carrinhos de compras em formatos que agradam as crianças e as distraem. Além disso, os filhos acabam pedindo tudo que veem e, claro que é justamente isso que os supermercados desejam.
  • A posição dos elementos mais comprados – alguns dos elementos mais comprados em uma lista, como ovos e pães, estão sempre distantes. Isso obriga o consumidor a andar pelo supermercado e escolher coisas que não seriam compradas de outra forma.
  • Umidificador de vegetais – muitos supermercados usam umidificadores para fazer com que vegetais estejam mais frescas na hora de serem escolhidas. Isso lhe dá a impressão de que esse item realmente é mais fresco.

Por: Catraca Livre

By | 2017-05-28T09:07:52-03:00 31 maio, 2015|Categories: Consumo, Mercado|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme