Estudo “2011 Social Shopping Study” – Performics

Estudo elaborado pela Performics mostra que apesar de as mulheres norte-americanas controlarem cerca de 80% gastos da família, os homens são mais ativos quando se trata de compras online. Dados do “2011 Social Shopping Study” indicam que pessoas do gênero masculino pesquisam informações sobre produtos, lêem comentários a respeito deles, comparam preços e atributos, confirmam a disponibilidade e acessam redes sociais para fins de comércio com maior frequência que as mulheres.

 

Homens são mais ativos em atividades de compras online dentre os norte-americanos

Estudo apresentado pela Performics mostra que os homens são mais propensos que as mulheres a realizarem cinco de seis atividades de compras sociais online. Contrariando o senso comum no que diz respeito ao comportamento social dos gêneros sexuais, o estudo demominado “2011 Social Shopping Study” sugere que os homens pesquisam informações sobre produtos, lêem comentários a cerca deles, comparam preços e características, confirmam a disponibilidade e acessam informações em sites de redes sociais com mais freqüência que as mulheres. No entanto, elas reinam supremas nas buscas por ofertas em sites de cupons e similares.

“As mulheres controlam cerca de 80% dos gastos familiares. Por isso, é surpreendente que os homens desempenhem um papel dominante no processo de compra e pesquisa”, afirmou Dana Todd, vice-presidente sênior de makreting e desenvolvimento de negócios da Performics.

Com exceção do Facebook, os dados do estudo mostram que os homens utilizam mais as redes sociais no processo de compra que as mulheres:

YouTube (54% homens vs. 34% mulheres)

Twitter (37% vs. 24%)

Google+ (36% vs. 24%)

Myspace (31% vs. 20%)

LinkedIn (20% vs. 16%)

Facebook (96% vs. 97%)

O estudo, que foi conduzido pela ROI Research, também revela que 87% dos usuários ativos de redes sociais normalmente entram em sites de comércio eletrônico como Amazon e eBay quando buscam por um produto e 83% momentos antes da tomada de decisão de compra. Outra parcela (59%) de usuários prefere acessar sites como o Facebook após ter realizado uma aquisição para compartilharem sua experiência.

Além disso, muitos consumidores integram as redes sociais em todas as etapas do processo de compras, uma vez que o Facebook é o principal meio com o qual se conectam com amigos através de dispositivos móveis ou em computadores de mesa em suas residências.

A pesquisa também mostra que a atividade de compra online dentro de lojas físicas tem se tornado cada vez mais frequente. Muitos entrevistados afirmam que às vezes ou frequentemente realizam atividades do gênero (20% e 50% respectivamente) ou de busca (18% e 62%) quando compram em unidades de varejo tradicional.

Outros resultados encontrados no estudo:

• 62% afirmam fazer pesquisas na internet para comparar preços dentro de uma loja de varejo física;

• 42% fazem “check-in” em uma loja;

• 41% utilizam motores de busca em dispositivos móveis para procurar informações;

• 30% utilizam um scanner de código de barras em seu telefone móvel para comparar preços;

• 25% procuram conselhos em redes sociais antes de finalizar uma compra;

• 41% afirmam procurar entre 5-10 minutos por um conselho em rede social antes da tomada de decisão de compra.

Fonte: E-Commerce News

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By | 2020-11-04T09:34:11-03:00 08 novembro, 2011|Categories: Pesquisas|Tags: , , , , , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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