Estudo mapeia comportamento das crianças na internet

O e-mail não é um serviço muito utilizado pelas crianças e sua popularidade vai diminuindo à medida que vão se aproximando da adolescência, revela pesquisa realizada pela Viacom Networks Brasil, dona das marcas Nickelodeon, Vh1 e Comedy Central.

Dos 8 aos 9 anos, 82% dos entrevistados possuem correio eletrônico. Depois, a taxa só diminui: dos 10 aos 12 anos, 55% usa e-mail, e dos 13 aos 14 anos apenas 27% usa o serviço. Para eles, o e-mail funciona apenas para se cadastrar nas redes sociais.

O estudo também mostra quais são as influências das redes sociais nos pequenos. Segundo a gerente de pesquisa da Viacom Networks Brasil, Beatriz Mello, as crianças acabam desenvolvendo habilidades diferentes e se tornando um consumidor mais atento. Ela cita como exemplo o episódio do aumento do custo do pão de queijo, na cantina de um colégio da cidade de São Paulo. “As crianças se mobilizaram, o assunto foi um dos mais comentados no Twitter e o pão de queijo voltou ao seu custo anterior”.

Cerca de 55% dos ouvidos usam as redes para conversar com amigos; outros 36% para jogos; 15% para postar e ver fotos; e o restante para enviar e receber recados. Segundo as crianças, as redes sociais são usadas para se auto-afirmar ou se promover, avisar os amigos o que estão fazendo, perguntar e responder sobre a vida deles e também “interagir e se divertir. As preferidas são: Facebook, Orkut, Twitter, Formspring, YouTube,Tumblr, além do MSN  (serviço de mensagem instantânea).

Segundo a pesquisa, as crianças brasileiras têm contato com a Internet a partir dos seis anos, e para 91% dos entrevistados dessa faixa etária, a rede mundial de computadores representa diversão.

A partir dos oito anos de idade, 54% dos participantes disseram que a Internet é a principal fonte de busca do conhecimento (citando os buscadores Google e Yahoo!).

Para crianças acima de 10 anos de idade, a interação se torna a principal característica da rede. Cerca de 85% delas se conectam para falar com amigos e interagir com outras pessoas.

Os lugares de acesso também variam de acordo com a faixa etária. De 8 a 10 anos, as crianças entram na rede a partir de computadores em casa, na casa de avós ou tios, na escola, por exemplo. Esses são os locais com mais “controle”. Os entrevistados maiores de 11 anos disseram que acessam a Internet com mais “liberdade” – de computadores em seus quartos, na casa de amigos, em lan houses ou pelo celular.

Os dados são do estudo Conicktado, em parceria com os institutos de pesquisa ONIdea e Play. Foram entrevistadas cerca de 150 crianças, com idade entre 8 e 14 anos, das cidades de São Paulo, Recife e Porto Alegre no mês de junho de 2011.

O Conectado é uma rede de relacionamento fechada, criada em 2010 especialmente para descobrir gostos e costumes de crianças e adolescentes, além de prever as tendências desse público.

Fonte: AdNews

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By | 2020-07-24T17:43:09-03:00 21 agosto, 2011|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , , , |1 Comment

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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