Excesso de mensagens desagrada consumidor, aponta estudo

A pedido da Adobe, consultoria Advanis entrevistou mil consumidores nos EUA e Reino Unido.

Comunicação personalizada com o consumidor é uma estratégia com grandes chances de sucesso, mas que também requer alguns cuidados. Um dos principais cuidados é evitar mensagens excessivas. Essa é uma das conclusões do estudo Adobe Personalization Survey .

A pesquisa mostra que, embora os consumidores tenham vontade de receber comunicações das marcas por e-mail, mensagem de texto e notificação em apps, eles as consideram excessivas. E esse excesso de comunicação acaba afetando a qualidade da experiência com as marcas. Uma em cada quatro pessoas consultados acredita, inclusive, que a os aplicativos jamais deveriam enviar notificações. 

No estudo da Adobe , consumidores também expressaram irritação a respeito de certas experiências consideradas intrusivas, especialmente anúncios pop-up, alertas, cookies, spams e páginas que demoram para carregar. Ainda que mais da metade dos entrevistados opte por receber notificações por e-mail ou mensagem de texto, 62% afirmam que utilizam bloqueadores de anúncios em pelo menos um de seus dispositivos conectados à internet. 

Praticamente a metade dos entrevistados afirma que experiências personalizadas nos sites visitados são importantes, no entanto menos de um terço acredita que elas tiveram efeito positivo na percepção de marca. Pior: para 51%, essas experiências não fizeram nenhuma diferença. Outro problema é que os consumidores não se veem refletidos nas marcas que visitam no ambiente online, um indicador de que as companhias ainda não têm visão completa de seus clientes.

Para garantir que estão oferecendo conteúdos relevantes, as empresas devem ter visão única e em tempo real de seus consumidores. A personalização auxilia na criação de melhores experiências digitais, mas de nada adianta se as mensagens são insistentes e intrusivas. É preciso cultivar uma mentalidade de qualidade, em vez de quantidade”, recomenda Ellen Pilia, Head para Enterprise Marketing da Adobe no Brasil.

Por: S/A Varejo

By | 2020-09-13T10:12:16-03:00 09 setembro, 2020|Categories: Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme