Jogos eletrônicos estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros e têm movimentado negócios. Segundo a consultoria Newzoo, o Brasil é o maior mercado de games da América Latina, com faturamento de R$11 bilhões em 2021.
A pandemia contribuiu bastante para esse boom e o interesse pelos jogos também se espalhou por plataformas de live streaming. No Youtube, por exemplo, a reprodução de vídeos de games atingiu 100 bilhões de horas em 2020. É o dobro do tempo se comparado a 2018.
No Dia do Gamer, a etermax Brand Gamification, divisão apresentou seu segundo relatório “Quem somos quando jogamos?”, que analisa as inclinações das pessoas na hora de jogar. De acordo com a análise, os games incentivam a criação de comunidades e dão um senso de pertencimento aos seus membros.
Games criam vínculos com pessoas e marcas
O aspecto social se destaca como uma das principais motivações dos gamers para jogar: 84% acham que os jogos podem unir pessoas com interesses semelhantes, 74% dos pais jogam com os filhos e 4 em cada 10 pessoas conheceram um amigo íntimo ou um parceiro pelos jogos.
Além disso, 72% dos usuários afirmam trabalhar melhor em ambientes gamificados e 81% consideram que esse tipo de clima ajuda a construir um senso de pertencimento. Isso permite que marcas e organizações projetem ações gamificadas para alcançar seu público e criar um vínculo próximo com os consumidores.
Mas o que é a gamificação? O termo se refere à aplicação de técnicas próprias de jogos digitais em diferentes contextos, como educacionais e até mesmo empresariais. No ambiente corporativo, as propostas de interação aproximam membros da equipe e proporcionam o acompanhamento das ações de forma mais eficiente.
A prática já é muito utilizada em campanhas de marketing, e vem trazendo bons resultados para os negócios. Além de motivarem os colaboradores e clientes, também aumentam o engajamento da marca devido ao relacionamento prolongado e divertido característico dos games.
Mais publicações expandem audiência
A quantidade de vídeos publicados interfere no crescimento dos canais dos gamers. Os canais que tiveram maior taxa de novos inscritos postaram mais de 20 vídeos. Já os canais sem novos inscritos postaram poucos vídeos no período.
A audiência interessada em jogos também transita em outras plataformas e redes sociais. A mais difundida dessas plataformas é a Twitch, um serviço de streaming de vídeo ao vivo que se concentra na comunidade gamer, incluindo transmissões de competições de esportes eletrônicos.
Para saber ainda mais sobre esse público, a Buzzmonitor conduziu um monitoramento nas redes sociais sobre a plataforma de live streaming Twitch. No período de duas semanas houve mais de 20 mil publicações sobre o Twitch. Dessas, 99,62% se concentraram no Twitter, o que revela como é a rede social preferida dos que desejam falar do universo gamer.
Uma das formas de identificar as preferências dos tuiteiros é analisar as hashtags usadas nas postagens sobre o Twitch. Segundo a Buzzmonitor, entre os gamers se destaca a preferência pelo Fortnite e jogos que envolvem apostas.
A evolução de menções sobre o Twitch revela que o interesse sobre a plataforma começa a aquecer a partir das 10h, atingindo seu pico às 18h. Outro horário de bastante interesse dos tuiteiros é às 21h e depois começa a decrescer a partir da meia-noite.
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