Globo pesquisa intenção de consumo

Emissora analisa comportamento de compra para o Dia do Consumidor, na próxima segunda-feira (15)

A Globo realizou pesquisa com consumidores para compreender quais expectativas deles e de que maneira as marcas podem ser preparar para este ano. A ideia é aproveitar principalmente o Dia do Consumidor, comemorado mundialmente na próxima segunda-feira (15).

Um dos principais insights do estudo é que 41% dos entrevistados disseram conhecer a data e, entre eles, 62% pretendem aproveitar as ofertas e comprar algo nesse dia, já que muitas marcas reconhecem o potencial da data que vem se tornando importante para movimentar o varejo neste primeiro semestre.

Dia do Consumidor pode movimentar varejo (Unsplash)

Para se ter ideia, segundo dados do Ebit/Nielsen, o faturamento com a data cresceu 18% entre 2019 e 2020 e 40% nos últimos quatro anos, incremento que levou a um valor de vendas de R$ 1,4 bilhões no ano passado.

Existe uma parcela dos entrevistados no levantamento da Globo que disse não conhecer a data, mas 37% se mostraram propensos a aproveitar promoções atreladas ao movimento. Quando questionados sobre meios de pagamento, 46% dos consumidores gostariam de parcelar as compras no cartão de crédito e 20% se mostraram interessados em utilizar o Pix, caso disponível – além disso, 10% pretendem usar saldos acumulados em programas de Cash Back.

A diversidade de compras é oura característica dos consumidores. Quando questionados sobre o que pretendem comprar, 37% das pessoas querem aproveitar as ofertas em supermercados; interesse também em itens de beleza e vestuário, sendo que 37% querem adquirir calçados, 36% roupas e 28% cosméticos. O mercado de eletro também está na lista dos consumidores, já que 23% se diz propenso à compra de smartphones, por exemplo.

Por: Neusa Spaulucci, PropMark

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme