Lazer é o primeiro item que o consumidor corta do orçamento em tempos de crise

O lazer foi o principal alvo do corte de gastos dos consumidores para ajustar o orçamento doméstico. Pesquisa nacional da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) revelou que 39% dos entrevistados fizeram essa opção, e em seguida veio a redução nas contas de consumo (água, luz, gás, telefone etc.) com 18%, e em terceiro a alimentação (15%).

lazer-e-o-primeiro-item-que-o-consumidor-corta-do-orcamento-em-tempos-de-crise-1

Os gastos com lazer foram os de maior redução em todas as regiões, de acordo com a pesquisa. A porcentagem maior foi no Norte (52%) e em seguida no Nordeste (50%), Centro-Oeste (42%), Sul (38%) e Sudeste (36%).

As classes A/B foram a que mais reduziram as despesas com lazer, com 62% dos entrevistados. Depois apareceram a classe C (42%) e as classes D/E (34%).

A redução de despesas com lazer foi maior entre as mulheres (41%) do que entre os homens (39%).

lazer-e-o-primeiro-item-que-o-consumidor-corta-do-orcamento-em-tempos-de-crise-2

O levantamento da Boa Vista SCPC foi realizado de 02 a 23 de fevereiro em todas as regiões do País.

Confira a Pesquisa Hábitos de Consumo – Dia Mundial do Consumidor 2016 na íntegra no endereço: http://www.boavistaservicos.com.br/wp-content/uploads/2016/03/resultados-pesquisa-dia-mundial-consumidor-2016.pdf

Nota metodológica

Os dados da pesquisa “Hábitos de Consumo – Dia Mundial do Consumidor 2016” foram obtidos por meio de um levantamento eletrônico realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), de 02 a 23 de fevereiro de 2016, com 504 consumidores usuários do site Consumidor Positivo www.consumidorpositivo.com.br. Para leitura geral dos resultados, deve-se considerar 95% de grau de confiança e margem de erro de 4%, para mais ou para menos.

Por: Boa Vista Serviços

By | 2020-11-08T16:59:11-03:00 15 março, 2016|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme