Menos pão, mais batata de air fryer: consumidor quer passar menos tempo na cozinha

Levanta a mão quem não se aventurou na cozinha para preparar ao menos um pão, uma pizza ou bolo durante a pandemia? Pois a fase de colocar a mão na massa parece ter ficado para trás para muita gente. Dados da Kantar mostram uma queda no primeiro semestre de 4% na presença da farinha de trigo nos carrinhos de compra dos brasileiros na comparação com igual período de 2020.

Entre as receitas que utilizam esse ingrediente, as que mais perderam participação nas ocasiões de consumo foram os bolos caseiros (-11,7%) e pães (-9,8%). Também houve queda de 5,9% no preparo de peixe frito, que utiliza farinha na hora de empanar.

Mas o que é que está aumentando? O grande destaque do levantamento sobre hábitos de consumo foi a ampliação da presença de batata congelada e empanados (steaks e nuggets) na cesta de compras. Houve aumento desses dois itens em todas as faixas de renda, mas principalmente nas classes A e B.

“O consumo desses dois itens está muito ligado à busca por praticidade. Uma associação que pode ser feita é com a utilização da air fryer. Muita gente usa esse eletrodoméstico para preparar esses pratos”, afirmou Carolina Silvestre, diretora de contas da Kantar.

Menos tempo na cozinha

Um indicador dessa busca de praticidade é o tempo que as pessoas gastam preparando seus alimentos. O estudo da Kantar mostra que o brasileiro reduziu o tempo que passa na cozinha.

No café da manhã, por exemplo, o percentual de pessoas que preparam a refeição em até 20 minutos caiu de 66% para 70% entre o segundo trimestre de 2020 e igual período de 2020.

No jantar, o percentual de pessoas que fazem a refeição em até 20 minutos subiu para 29%, um aumento de 7 pontos em relação a 2020.

Por: Uol.com.br

By | 2021-09-18T19:56:56-03:00 09 setembro, 2021|Categories: Comportamento do consumidor|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme