Editoras, livrarias e demais envolvidos com o mercado de livros no Brasil já têm em mãos dados concretos que permitem analisar o comportamento das vendas nesse setor e as oscilações de cada gênero ao longo dos meses de 2012. As informações constam do estudo realizado pela GfK – quarta maior empresa de pesquisa de mercado do mundo – divulgado na segunda etapa da 9ª Conferência Anual GfK Consumer Choices. A auditoria excluiu as compras governamentais e considerou apenas as vendas de livros no varejo convencional – livrarias e hipermercados, por exemplo, além do e-commerce.
“Uma das conclusões é que livro vende bem o ano inteiro no Brasil”, afirma Claudia Bindo, Gerente de Unidade de Negócio da GfK. “Há uma resposta melhor em janeiro por causa da volta às aulas, uma nova alta em maio devido ao Dia das Mães, novo crescimento em julho por conta das férias, mais um destaque em outubro com o Dia das Crianças e, novamente, uma procura expressiva no Natal. Isso mostra que o mercado tem oportunidades o ano todo, basta trabalhar bem as categorias que tem mais saídas conforme a época”, acrescenta Claudia lembrando que a redução do analfabetismo no Brasil e a ampliação da importância da classe C no mercado de consumo também são dados animadores para esse setor.
De acordo com a auditoria, o primeiro trimestre concentra 26% das vendas do setor, com foco em livros didáticos e técnicos – especialmente os adotados em universidades e com preço médio mais elevado, na casa dos R$ 44,94. No segundo trimestre a concentração de 21% das vendas é impulsionada pela literatura estrangeira e títulos religiosos, presentes escolhidos pelos filhos na data de homenagem às mães, com preço na faixa de R$ 37,45. No terceiro trimestre a literatura infantil e juvenil ganha força especialmente em julho, respondendo por 23% das vendas do ano a um preço de R$ 37,33. No quarto trimestre o destaque fica com a literatura estrangeira, concentrando 30% das vendas do ano e tendo como auge o Natal, data em que o exemplar custa em torno de R$ 36,16.
Pulverização acentuada
Entre os títulos disponíveis, os Top 10 respondem por 7% das vendas e os Top 20 por 9%. Para alcançar 30% são necessários mais de 500 títulos; 50% necessitam de quase 3 mil títulos e, para atingir 70%, é preciso reunir na cesta cerca de 11 mil livros diferentes, o que deixa evidente a grande pulverização do mercado.
Destaques nas prateleiras
Os cinco títulos mais vendidos no Ranking GfK em 2012 chamam a atenção pelos gêneros em destaque: dois títulos da série estrangeira “Cinquenta Tons de Cinza”, dois títulos religiosos – nacionais – do mesmo autor, e uma biografia de um líder religioso nacional. Entre o sexto e o décimo lugar, há mais um título da série “Cinquenta Tons de Cinza”, outros três de literatura estrangeira e um de gastronomia.
Literatura Estrangeira é o segmento mais importante, representou 22% das vendas em 2012. Com pico de vendas em datas comemorativas, o título estrangeiro é considerado um bom presente especialmente no Natal. A GfK observou ainda grande concentração nesse gênero: os top 10 abocanham 23% do mercado, sendo que 47% dos exemplares custam de R$ 30 a R$ 49,99, sem necessidade de redução de preço, por meio de promoções agressivas, para atrair o consumidor.
O forte crescimento de Religiosos no Dia das Mães também chama a atenção. O segmento representa 7% de importância no mercado de livros e permanece praticamente estável ao longo do ano, exceto em maio. A alta concentração também está presente: os top 10 respondem por 32% das vendas.
As Biografias, com 4% de importância, ganharam destaque em 2012 com lançamentos que movimentaram o gênero. A Literatura Brasileira possui o mesmo peso no mercado e tem venda estável ao longo do ano, com convivência harmônica entre títulos de catálogo e lançamentos. Já o gênero Infantil – Juvenil, com 17% de importância, cresce nas datas comemorativas.
“A venda de alguns gêneros pode oscilar de acordo com a sazonalidade, mas o mercado de livros apresenta oportunidades ao longo de todo o ano, essa é uma das principais mensagens que levamos desse estudo, além da compreensão de que um título de sucesso pode alterar a tendência de todo um gênero”, conclui a Gerente de Negócio da GfK.
Por: GfK
Leave A Comment