Nativos digitais: o impacto da pandemia na geração da instantaneidade

As marcas que entenderem o delicado equilíbrio entre o real e o digital como registro da Geração Z serão capazes de empatizar

Geração Z, ou simplesmente GenZ, nascida em meados dos anos 90 e sucessora dos Millenials, já representa mais de 30% da população mundial. São aproximadamente 2,47 bilhões de jovens conectados, que há tempos demonstram uma visão de mundo e um comportamento de consumo distinto das demais gerações. Entendê-los, indo além dos estereótipos clássicos de nativos digitais multiplataformas, é uma questão chave para os profissionais de marketing que atuam com o segmento que regerá o futuro das nações.

Para começar, a pesquisa Barômetro Kantar Covid-19, revela que o principal desejo dessa faixa etária da população é ver atitude, proatividade para um mundo melhor. Eles são inclusivos e abominam qualquer tipo de discriminação. Conscientes de sua responsabilidade social e ambiental, essa geração traz à consciência coletiva a empatia como “marca registrada”.

Por dentro da Geração Z

E o que buscam esses jovens, quando o assunto é comportamento e consumo, em um mundo afetado pela contaminação do novo coronavírus?

A Geração Z quer começar do zero, esse é o desejo dos jovens até 25 anos, reconstruir a sociedade! Uma geração altamente motivada e cheia de recursos está refazendo as instituições da sociedade e repensando as normas sociais, segundo o relatório Culture Next, focado no comportamento de consumo e na atitude social dessa geração, divulgado pela plataforma de streaming Spotify.

É fato que a pandemia impulsionou comportamentos emergentes entre esses jovens. O surgimento de novas plataformas online acompanhada das “queridinhas” da geração ganharam uma nova dimensão para atender as necessidades desse público, então privado pelo contexto de isolamento social.

TikTok segue no ranking dos mais acessados. Durante a quarentena a plataforma funcionou como um “lugar de alívio” e “combate ao tédio” para sua comunidade, pois através de milhares de expressões pessoais publicadas diariamente através de vídeos e memes, a plataforma converteu a expressão pessoal em uma comunidade empática, onde se torna possível ver como outras pessoas estão vivendo e superando a quarentena.

Fonte: estudo “Jovens Quarentenados”, PUCRS

Embora desenvolvido para os negócios, o Zoom, serviço de conferência, colaborou significativamente com os jovens da GenZ. Rapidamente a plataforma se transformou em um ambiente para sediar aniversários, mas também foi muito utilizada para encontros de jovens empreendedores, sem falar de ter sido a sede de muitas aulas universitárias.

“Na verdade, as plataformas tecnológicas não apenas oferecem a oportunidade de descobrir, mas também permitem que a geração Z colabore, crie e compartilhe, venda e promova seu trabalho de forma independente.” – relatório Next Culture

Enquanto isso, a Houseparty, aplicativo lançado em 2016, saltou de seu 304º ranking na App Store da Apple para o primeiro lugar. De um aplicativo de rede social descontraído para conversar com os amigos, a plataforma se tornou um “salva-vidas” legítimo para pessoas inesperadamente presas em ambientes fechados, declarou Sima Sistani, cofundadora do aplicativo.

Adquirido pela Epic Games, dona do blockbuster Fortnite, a nova integração com o aplicativo Houseparty traz uma inovadora tecnologia onde o usuário pode conversar por vídeo com amigos enquanto busca uma difícil Vitória Royale.

E por que isso se torna tão atraente para essa geração?

Os jogos também têm sido o abrigo para os “quarenteners”. Diferente do que pensam outras gerações, os jogos são sobre construir comunidades e amizades, e por que não para fazer festas também? Isso explica o sucesso da integração Fortnite & Houseparty. A construção de um modelo híbrido e integrativo de entretenimento através do eSport se estabelece abrindo oportunidades para as marcas se conectarem e engajarem com esses jovens.

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Como ficam as relações de consumo?

Em se tratando de marcas, quais são as expectativas dessa geração e quais marcas mais conectam com ela?

Segundo a pesquisa Barômetro Kantar Covid-19, quando o assunto é consumo, 48% dos jovens dessa geração acreditam que as marcas precisam servir de exemplo e guiar uma mudança mundial positiva; e 35% esperam que essas empresas usem conhecimento para explicar e informar seus consumidores.

Assim, as marcas que desejem construir relacionamento com os consumidores da GenZ precisam transmitir confiança e transparência, e o momento é agora.

Essa expectativa não é de fato uma novidade, entretanto, se esses jovens já selecionavam e consideravam marcas que têm consciência coletiva e responsabilidade social & ambiental, agora, com a pandemia, mais do que nunca o que eles querem ver é essa atitude na prática. Afinal, eles esperam que as empresas e marcas que consomem ajudem a sociedade a passar por tudo isso construindo um mundo melhor e mais igualitário para todos.

Para conectar com o coração dessa geração, as marcas que têm criado empatia com os consumidores são as que possuem posicionamentos claros e atitudes socialmente responsáveis. A GenZ declara, inclusive, estar disposta a pagar mais caro por produtos “ecofriendly” e sustentáveis.

Entretanto, é importante lembrar que as marcas devem ser genuínas ao adotar causas e de fato praticar aquilo que defendem em toda a sua cadeia, do desenvolvimento a produção, caso contrário além de serem desconsideradas por eles, podem cair na “boca” dos micro influenciadores, porta vozes ativos da nova geração.

Marcas em ação

Segundo a rede social francesa Yubo, as marcas esportivas são as preferidas da geração Z, foi o que concluiu uma pesquisa que envolveu 300 mil usuários no Brasil, que adicionaram tags mostrando os seus interesses nos perfis. A campeã de preferência é a Nike, seguida pela Adidas.

Em 2020 a Vivendi Brand Marketing divulgou o estudo “GEN Z & Entertainment” que revelou, entre tantas informações importantes, que a autenticidade está na lista de preferências para as marcas, sendo que 61% desse público prefere que as marcas apresentem pessoas reais em seus anúncios versus 39% que preferem que as campanhas sejam estreladas por celebridades.

Samsung lançou a campanha global “Absurdamente Galaxy”, focada na GenZ, para contar sobre os lançamentos de seus smartphones, aparato número 1 dessa geração. Com trilha composta pelo DJ e produtor Pedro Sampaio, era preciso contar com uma personalidade que tivesse a voz dessa geração e pudesse dialogar diretamente.

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A campanha ganhou versões super divertidas, feitas por influencers da GenZ.

E vale muito a pena conferir também a “Telekom Eletronic Beats”, uma plataforma de música eletrônica criada especialmente para essa geração, que nos revela peculiaridades incríveis. O site  faz uma leitura muito assertiva sobre como se constrói o relacionamento com essa geração.

A Yahoo também compreendeu a importância de criar um conteúdo focado nessa geração. No final do ano passado apresentou o canal “Geração Z”, com um compilado de conteúdos que interessam esse público. São textos, áudios e vídeos sobre moda, sustentabilidade, consumo consciente, beleza natural, ativismo e muito mais.

E por fim, é importante mencionar que a GenZ também se sente ansiosa! Esses jovens não têm problema nenhum para falar sobre o tema, entretanto, por estarem sempre conectados e trazerem consigo uma visão idealista e sem filtros do mundo, esse estado toma uma dimensão ainda maior.

Para aliviar a tensão, eles procuram momentos imersivos que capturem toda a sua atenção. Não à toa, os apps de meditação, cresceram significativamente na quarentena. Em um intervalo de menos de 4 meses, o Forest, por exemplo, saiu do décimo terceiro lugar da lista dos top apps pagos da App Store para a segunda colocação.

As marcas que entenderem o delicado equilíbrio entre o real e o digital como registro dessa geração serão capazes de empatizar e assim criar conexões genuínas e experiências relevantes para esses jovens.

Afinal, o que faz sentido para eles é agir no coletivo, de forma inclusiva, transparente e empática, se enxergando e se colocando no lugar do outro. Uma visão de mundo colaborativa, na qual o “estar junto” é muito mais valioso do que o “poder de consumir”. Esse é o mundo que todos queremos viver! Que venha a GenZ nos ajudar a construir, nem que vocês tenham que começar do zero!

Por: Consumidor Moderno

By | 2021-09-19T10:20:59-03:00 19 setembro, 2021|Categories: Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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