Fonte: HSM on line
Quando uma marca conquista um bom espaço em um mercado ou até mesmo em um ranking de avaliações, significa que ela conquistou fidelidade por parte de seus consumidores, pois a promessa e as expectativas sobre ela estão sendo cumpridas e todos seus atributos estão claros. Consequentemente, ela atrairá mais investimentos para a instituição, o que gera um aumento em seu valor de mercado.
Essa credibilidade é conquistada a partir de investimentos na área de Comunicação. Reforçar os conceitos de produtos e serviços de boa qualidade em ações de grande visibilidade criam uma associação direta com a marca, salientando os compromissos e as relações.
Nesse contexto, os canais de comunicação presentes em todas as relações de negócios têm um papel muito importante. É necessário investir esforços na comunicação que acontece entre, por exemplo, as fábricas e revendas. Dessa forma, são fortalecidas as informações da marca junto aos profissionais que têm contato direto com os consumidores, como representantes comerciais, vendedores e call centers. Eles reforçam e dão mais credibilidade à marca porque a aproximam dos seus usuários.
Na cabeça do consumidor
Pesquisas recentes apontaram um aumento na intenção de compra dos consumidores. Isso significa que a marca que estiver mais próxima dessa realidade obterá uma imensa vantagem na hora da escolha de um produto. A marca precisa ser mantida viva na memória dos compradores. Daí a importância de investir na qualificação da comunicação dentro do canal de vendas, que, quando bem estruturado, com certeza possibilita esse retorno.
A marca deve estar presente em todos os processos da compra e em todos os níveis, em especial na avaliação e busca de alternativas, pois é seu primeiro impacto com o consumidor. Após identificar a necessidade, o comprador irá atrás das opções que melhor se encaixam nos seus critérios. A comunicação nesse momento deve se preocupar em informar ao máximo, sem deixar espaços para dúvidas, influenciando o comprador na decisão de compra. Por isso, é essencial o alinhamento do canal de vendas com os preceitos e intenções que a marca tem.
Por fim, é importante que a empresa esteja sempre atenta a pesquisas, ao mercado, ao seu canal ou qualquer que seja o ponto de apoio da marca. Entretanto, é preciso ter claro que esses não são os únicos métodos de análise de uma marca, devendo a empresa buscar também meios próprios de autoavaliação. Esse é outro passo primordial para a manutenção da marca, fortalecendo e ampliando seus laços com os consumidores.
Eduardo Przybylski (Designer de informação da dBrain, agência especializada em marketing de canais – www.dbrain.com.br)
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