O site de tecnologia e propaganda Mashable listou os 10 anúncios virais mais inovadores e criativos do ano. São marcas que exploraram de forma bem-humorada, emotiva e surpreendente uma das propriedades intrínsecas da web, que é o compartilhamento de dados, para gerar buzz.
De acordo com o Mashable, há grandes e inovadores exemplos de ações virais no cenário publicitário. Em comum, todos os vídeos trazem um teor de surpresa e identificação que faz com que os consumidores disseminem a mensagem das marcas.
A seguir, veja quais foram as criações que mais chamaram a atenção e rodearam o mundo compartilhadas pelos usuários da web.
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1. Tipp-Ex – NSFW. Atire no Urso!
Agência: Buzzman
Por que funciona: E se você fosse um caçador e tivesse que escolher entre matar um urso ou ser morto por ele? Este vídeo da Tipp-Ex, uma marca europeia de líquido corretivo, leva a experiência “escolha seu estilo de aventura” a um nível totalmente novo com um vídeo inspirado em criações caseiras. Um produto da velha guarda destacando-se pela inovação na plataforma do YouTube.
O que explorou: aventura, humor
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2. Sussex Safer Roads Partnership – Abrace a vida
Agência: Alexander Commercials
Por que funciona: um dos vídeos mais inovadores do ano é um PSA (anúncio de interesse público, na tradução para o português) britânico que incentiva as pessoas a usarem cinto de segurança. Você espera que ele seja chato, mas o vídeo consegue tirar o fôlego com simplicidade e emoção, sem apelar para sustos, tão tradicionais em PSAs.
O que explorou: emoção
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3. Levi Strauss – Atravessando a América
Agência: Conscious Minds Productions
Por que funciona: caminhar por toda a América com certeza leva bem mais do que dois minutos, mas este filme em stop-motion da Levi’s consegue colocar toda a aventura em 1min53seg. Foram utilizadas 2.770 fotos que mostram um viajante a pé, por estradas secundárias e marcos históricos da América. O projeto ainda vem com um mapa do Google que traça o percurso dos cineastas.
O que explorou: interatividade, música
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4. Procter and Gamble – Old Spice
Agência: Wieden & Kennedy
Por que funciona: não ter este anúncio da Old Spice como o viral número 1 do ano é apenas uma brincadeira. Seria realmente óbvio demais. Mas Isaiah Mustafa é, definitivamente, o superstar das mídias sociais deste ano, juntamente com a W + K, que criou todos os filmes da ação viral para Old Spice.
O que explorou: humor
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5. Puma – The Hardchorus
Agência: Droga5
Por que funciona: a Puma resolveu desafiar a Lei de Murphy mostrando que o Valentine’s Day e aquele importantíssimo jogo de futebol podem compartilhar a data sem precisar disputar atenção. A marca colocou jogadores de futebol e fãs do esporte juntos em um vídeo, cantando em coro a romântica “Truly Madly Deeply“, do savage Garden.
O que explorou: emoção, futebol
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6. Google – Os Testes de velocidade do Chrome
Agência: BBH
Por que funciona: o viral promovido pelo Google mostra uma competição entre o tempo de carregamento de uma página no Chrome, seu browser, e o tempo que uma batata leva desde que é disparada através de uma arma até virar batata frita. Um vídeo perfeito para qualquer um que se identifica com a situação e está cansado da ideia de esperar que uma página da web carregue, ou seja: todos.
O que explorou: identificação entre os usuários, humor
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7. Toyota Sienna – Swagger Wagon
Agência: Saatchi & Saatchi LA
Por que funciona: uma das melhores maneiras de encontrar uma audiência online é saber exatamente quem você está procurando – e, em seguida, fazê-los sentir-se bem. A Toyota e sua agência de publicidade conseguiram ambos com o vídeo viral Swagger Wagon para promover a MiniVan da montadora.
O que explorou: humor, identificação de necessidades do consumidor
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8. Activision – Há um soldado em cada um de nós
Agência: TBWA\Chiat\Day
Por que funcionou: o filme coloca o astro da NBA Kobe Bryant e o apresentador americano Jimmy Kimmel em um jogo com pessoas de diferentes estilos de vida – executivos, soldados, cozinheiros, adolescentes, funcionários de restaurantes de fast-food. O visual, repleto de metralhadoras e situações de risco, é complementado pela trilha dos Rolling Stones.
O que explorou: aventura, culto a celebridades, música
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9. Nike Football – Write the Future
Agência: Wieden & Kennedy
Por que funciona: outra ação que, assim como a de Old Spice, entra previsivelmente em todas as listas de top 2010. O vídeo épico da Nike para a campanha Write The Future foi lançado durante a Copa do Mundo deste ano e mostra a história de três grandes nomes do futebol mundial, que têm suas vidas decididas – para o bem ou para o mal – de acordo com os desempenhos em campo.
O filme foi dirigido pelo cineasta mexicano Alejandro Iñarritu (Babel) e alcançou milhões de visualizações na web em sua primeira semana. Foi uma grande promoção, tanto para a Copa do Mundo da FIFA quanto para a Nike.
O que explorou: futebol, fama, celebridades
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10. Samsung – Arremesso de cartões de visita
Agência: The Viral Factory
Por que funcionou: para promover sua filmadora digital H205, a Samsung lançou um viral em que mostra um garoto com uma curiosa habilidade: manusear e arremessar cartões de visita. Assim como o personagem Gambit, de X-Men, o personagem da Samsung joga seus cartões na direção de balões, latas e até tomates. Tudo é filmado com o sistema de estabilização de imagem da câmera da Samsung.
O que explorou: habilidades incomuns, identificação com games
Fonte: Exame
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