Lista da Unruly Media reúne os comerciais que mais conseguiram atenção espontânea ao longo do ano – e fizeram muita gente rir e se emocionar.
Nada de coadjuvantes. Os comerciais desta lista foram protagonistas do ano de 2013, conquistando atenção espontânea e tornando-se os mais compartilhados do ano.
O ranking anual divulgado pela Unruly Media tem um gosto especial para brasileiros: a campanha mais viral do ano traz DNA nacional. O vídeo “Dove Retratos da Real Beleza”, criado pela Ogilvy Brasil, ocupa o primeiro lugar na lista.
A compilação continua com uma boa amostra das maiores apostas das marcas este ano: filmes de orçamentos hiperbólicos do Super Bowl, por exemplo, estão ao lado das onipresentes pegadinhas. É belo um panorama do que tem dado certo no marketing viral – e dos vídeos com o potencial de se tornarem clássicos da propaganda.
A métrica utilizada é a quantidade de compartilhamentos dos vídeos nas redes sociais. Relembre os comerciais que fizeram muitos se divertirem e se emocionarem:
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1. Dove – Retratos da Real Beleza
4,2 milhões de compartilhamentos
O minidocumentário é obra da agência de publicidade Ogilvy Brasil, que criou a campanha global para a marca Dove a pedido da Unilever. No vídeo, o artista forense americano Gil Zamora criou retratos falados das mulheres com base na sua autodescrição, e, depois, de acordo com o testemunho de terceiros. O comercial conseguiu mostrar, com sensibilidade, que as voluntárias viam-se de uma maneira pouco generosa.
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2. Geico – Happier than a Camel on Wednesday
4,0 milhões de compartilhamentos
O comercial da gigante dos seguros Geico tem muito pouco a ver com carros ou planos automotivos. O vídeo apresenta um camelo chamado Caleb que vaga por um escritório fazendo uma pergunta simples – “Que dia é hoje?” – Até que ele recebe a resposta que ele quer: “É dia de corcunda.” O bordão caiu na boca do povo nos Estados Unidos, transformando o vídeo em um dos virais do ano.
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3. Evian – Baby&Me
3,3 milhões de compartilhamentos
Um elenco de bebês fofos e dançantes foi novamente a aposta da agência parisiense BETC para a campanha da água mineral Evian. A marca, que chamou a atenção em 2009 ao mostrar bebês fazendo malabarismos sobre patins, voltou a apostar nos pequeninos. O vídeo já se aproxima das 67 milhões de visualizações.
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4. Kmart – Ship My Pants
3 milhões de compartilhamentos
A rede varejista Kmart investiu no humor para promover compras com frete grátis em seu site oficial. Com apenas 35 segundos e uma piada principal – a frase “I ship my pants” – o comercial ultrapassou as 20 milhões de visualizações até o fechamento desta matéria.
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5. Cornetto – Yalın – Keyfi Yolunda, Aşkı Sonunda
2.9 milhões de compartilhamentos
A campanha de Cornetto na Turquia deu certo apostando num clássico: o amor adolescente. Dois jovens passeiam por belos pontos turísticos de Paris trocando olhares ao som de música pop. Com seus três minutos e meio, o vídeo tem jeitão de videoclipe – com direito a particpação do artista turco Yalin.
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6. Budweiser – Brotherhood
2,7 milhões de compartilhamentos
A marca da Ab-Imbev é uma das maiores anunciantes do Super Bowl, mas nenhum de seus outros vídeos atingiu tanto o público quanto o “The Clydesdales – Brotherhood”. Pela primeira vez, os cavalos da raça símbolos da marca ganharam um comercial para chamar de seu. Do berço ao auge, a relação de um criador de cavalos e um dos animais é mostrada no emotivo filme, criado pela Anomaly.
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7. Pepsi MAX – Test Drive
2,6 milhões de compartilhamentos
A mais famosa na longa lista de pegadinhas que marcaram o ano. No vídeo, a Pepsi escalou o tetracampeão da NASCAR Jeff Gordon para aparentemente pregar uma peça num desavisado vendedor de carros. Fingindo inexperiência, o piloto quase leva o funcionário a óbito. Mais tarde, descobriu-se que as gravações para o vídeo haviam sido ensaiadas.
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8. MGM/Carrie – Telekinetic Coffee Shop Surprise
2.1 milhões de compartilhamentos
Uma pegadinha assustadora foi criada para promover o filme de terror Carrie: A Estranha. A Sony Pictures adotou a estratégia de pregar uma peça em consumidores para divulgar o filme baseado na obra do escritor Stephen King. Em uma cafeteria de Nova York, clientes foram surpreendidos por uma mulher raivosa, que, com telecinese, “levanta” uma vítima pela parede.
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9. Chrysler RAM Trucks – Farmer
1,8 milhões de compartilhamentos
Classificado como um dos melhores do ano pelos próprios publicitários, o vídeo de dois minutos promove os carros RAM da Chrysler. Mais uma vez, a montadora tomou para si o compromisso de falar sério no intervalo publicitário do Super Bowl, a final do campeonato nacional de futebol americano, e entre imagens de tirar o fôlego e uma narração solene, fez um tributo aos agricultores americanos. A criação é da Wieden + Kennedy.
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10. Volvo Trucks – The Epic Split feat. Van Damme
1,8 milhões de compartilhamentos
Num ano com concorrentes fortes, a Volvo conseguiu emplacar a décima posição entre os mais virais com um vídeo lançado no fim de novembro. A marca mostrou o astro belga Jean-Claude Van Damme realizando sua abertura “espacate” entre dois caminhões da montadora. Foi um sucesso estrondoso. O objetivo? Demonstrar a precisão e estabilidade da “Volvo Dynamic Steering”, tecnologia que faz com que o modelo Volvo FM seja mais fácil de dirigir. Até o fechamento desta matéria, o vídeo tinha 57 milhões de visualizações.
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11. Neft Vodka – Biting Elbows
1,3 milhões de compartilhamentos
Frenético, violento, e beirando o impróprio para se assistir no trabalho, o vídeo “Biting Elbows”, patrocinado pela marca de vodkas Neft, leva você para uma viagem insana em primeira pessoa – ao som de eletro punk-rock, e com jeito de video game.
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12. True Move – Giving
1,2 milhões de compartilhamentos
Uma mensagem simples, porém otimista, parece ser a razão por trás do sucesso deste comercial tailandês. O viral conta a história emocionante de um dono de restaurante que tem o hábito de fazer pequenos gestos generosos em sua rotina. O desfecho inesperado mostra o alcance conquistado pelas atitudes do protagonista, e como elas podem mudar vidas. O filme é da operadora de telefonia tailandesa True Move, e leva como slogan a frase “Generosidade é a melhor forma de comunicação”.
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13. Girls Don’t Poop – PooPourri.com
1,2 milhões de compartilhamentos
Para vender o seu produto – uma espécie de desodorizador extra forte para banheiros – a marca Pooporri apostou (certo) no humor. No vídeo, uma garota-propaganda de sotaque britânico e elegantemente vestida prova por A + B porque as mulheres precisam agir como se jamais fossem ao banheiro. E, em momentos de necessidade, a solução é disfarçar todas as evidências que possam ter permanecido do ato.
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14. GoPro: Fireman Saves Kitten
1,2 milhões de compartilhamentos
O resgate real de um filhote de gato abandonado em péssimas condições, numa casa destruída por um incêndio, é o tema da campanha da fabricante de câmerasGoPro. Com o slogan “Be a Hero” (Seja um herói, em tradução livre), a filmagem traz o ponto de vista do bombeiro americano Cory Kalanick, enquanto ele responde a um chamado para resgatar o gatinho, que ficou inconsciente em uma casa repleta de fumaça. A filmagem foi feita na cidade de Fresno, na Califória, Estados Unidos.
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15. Phonebloks – Phonebloks
1 milhão de compartilhamentos
Um designer holandês criou um projeto de telefone celular em módulos, cujas peças podem ser substituídas ou trocadas quando necessário, desobrigando o dono a comprar um novo aparelho toda vez que uma parte deixa de funcionar. O vídeo criado para promover a ideia ultrapassou as 18 milhões de visualizações até o fechamento desta matéria.
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16. Three – DancePonyDance
1 milhão de compartilhamentos
Pôneis. Dançando. A mera junção das duas ideias garantiu à rede mobile Three um milhão de compartilhamentos. Quando a execução do vídeo assume a intenção de ser boba (e divertida), mostra que acertou na comunicação com a web.
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17. K-Mart – Show Your Joe
1 milhão de compartilhamentos
Comerciais de Natal costumam ser previsíveis, variando pouco acerca de temas sentimentais e da celebração do amor em família. Para quebrar essas regras, a rede varejista Kmart investiu no humor. Em parceria com a marca de cuecas Joe Boxer, a empresa colocou seis modelos para tocar o tradicional clássico americano Jingle Bells de um jeito, no mínimo, diferente. A expressão “Jingle Balls” (bolas tilintando, em tradução livre) define bem o conceito.
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18. H&M – Short film directed by Guy Ritchie starring David Beck
928 mil compartilhamentos
Mistura de jogador de futebol, galã e fashionista, David Beckham assinou uma linha de roupas de baixo para a H&M. Para promover a nova coleção, a agência Marc Atlan Design contou com os reforços de Guy Ritchie na direção de um curta-metragem estrelado por um Beckham de cuecas correndo pelas ruas de Beverly Hills.
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19. Grand Theft Auto V: Official Gameplay Video
841 mil compartilhamentos
O vídeo com as primeiras impressões do game mais aguardado – e mais vendido – do ano logo espalhou-se pela internet. Produzido pela Rockstar Games, o jogo tem quebrado recordes com números impressionantes. Além de ser o game mais caro de todos os tempos, com custos estimados em US$ 266 milhões, o GTA V rendeu US$ 1 bilhão em seus três primeiros dias de vendas, o equivalente a cerca de 17 milhões de cópias.
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20. Official PlayStation Used Game Instructional Video
764 mil compartilhamentos
A briga entre os lançamentos do Playstation 4 e do Xbox One em 2013 ganhou um capítulo extra com esse vídeo institucional da Sony. Numa alfinetada contra a concorrente Microsoft, a rival zombou da política inicialmente restritiva da fabricante do Xbox com o compartilhamento de jogos usados. Com apenas 22 segundos, o vídeo demonstra a maneira correta de compartilhar um jogo de PS4 com um amigo: entregando-o a ele.
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Por: Exame
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