Emocionar e fazer rir: o segredo da publicidade
A exatamente um mês do fim de 2011, é hora de ver o que mais brilhou durante o ano no mundo publicitário. Entre os comerciais, chamaram atenção no ranking divulgado pela revista norte-americana Adweek a presença de três companhias automotivas com filmes envolventes e emotivos. As cinematográficas atuações de animais como ursos, gatos, porcos e, quem diria, tubarões, também obtiveram destaque na lista.
Esses dois recortes, embora associados a marcas de diferentes segmentos, tornam aparente um tipo de estratégia que, como sabem essas empresas, chega muito mais perto do consumidor: o marketing emotivo.
Veja ao lado o ranking, que começa com o cativante “The Force”, da Volkswagen, estreando uma miniatura do famoso Darth Vader e inspirado na franquia de cinema Star Wars, de George Lucas.
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1. Volkswagen – The Force
Agência: Deutsch, Los Angeles
Veiculado em fevereiro deste ano durante o SuperBowl, ponto mais alto da temporada do futebol americano – e um dos espaços publicitários mais caros dos Estados Unidos – o comercial “The Force” faz uma associação com o clássico filme “Guerra nas Estrelas”, de George Lucas.
Tendo como trilha a “Marcha Imperial” de John Williams, a peça mostra um menino vestindo o traje de Darth Vader, o vilão do filme original, e treinando seus “poderes” em diversas situações.
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2. Chipotle – Back to the Start
Agência: Chipotle e CAA
O comercial “Back to the Start”, do restaurante mexicano Chipotle, tem direção de Johnny Kelly e conta a história de um pequeno fazendeiro que, com o passar do tempo, percebe a transformação de sua propriedade familiar em uma grande indústria e, com ela, a chegada de questionamentos que não tinha antes sobre sustentabilidade.
Como mostra o título da música, então, o personagem resolve voltar ao começo de tudo e seguir caminhos mais sustentáveis em sua fazenda.
O filme tem como trilha a música “The Scientist”, do Coldplay, porém na voz do cantor country Willie Nelson.
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3. Chrysler – Born of Fire
Agência: Wieden+Kennedy, Estados Unidos
Apresentado durante o Superbowl deste ano, o comercial “Born on Fire”, da Chrysler, custou US$ 12 milhões, sendo o quarto filme publicitário mais caro feito até hoje no mundo.
A peça traz o rapper Eminem dirigindo um do Chrysler 200, ao som da música “Lose Yourself”. Em paralelo, são mostradas imagens de Detroit, sede da luxuosa montadora.
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4. Google Chrome – Dear Sophie
Agência: Google Creative Lab
Em maio deste ano, o Google divulgou o filme “Dear Sophie”, em que colocou pai e filha – e cenas reais dos dois – para divulgar seu navegador Chrome.
No comercial, a companhia mostra um pai contando a vida de sua filha recém-nascida por meio dos serviços oferecidos pela empresa, em uma espécie de diário virtual da vida da criança.
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5. Talktalk – Homes Within Homes
Agência: CHI & Partners, Londres
Embalado pela canção “Unchained Melody”, do dueto Righteous Brothers, este comercial da Talktalk mostra a vida que passa despercebida em uma casinha de boneca, um globo de cristal e um relógio cuco, mostrando os personagens que vivem nestes três ambientes e a saudade que sentem de quem está longe.
Rodeados pelo cotidiano de uma família e levando em frente suas próprias atividades, os bonecos conversam por comunicadores instantâneos via web e telefone, e mostram como a tecnologia une o mundo dos brinquedos.
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6. CANAL+ – The Bear
Agência: BETC Euro RSCG, Paris
O filme abre com as gravações de uma violenta batalha medieval, em meio a castelos, fogo, espadas e gritos. De repente, as cenas são interrompidas pelas orientações cuidadosas do diretor de cinema Paul Bearman, que é, na verdade, um urso.
O comercial, do canal de filmes francês CanalPlus, prossegue na forma de making of, com atores dando depoimentos sobre a excelência e a perspicácia do diretor atrás das câmeras e do próprio urso falando de sua relação com o cinema, que começou inspirada nos tantos filmes a que assistiu do chão da sala de estar.
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7. Deep Silver – Trailer de Dead Island
Agência: Deep Silver Planegg, Munique
A austríaca Deep Silver criou um horrorizante – e ao mesmo tempo poético – trailer para seu game Dead Island.
Muito bem produzido, o filme mostra um grupo de zumbis atacando uma família de férias em uma ilha tropical. A trilha comovente e o recurso de slow motion tornam as cenas bastante dramáticas, em uma estratégia criativa para promover um game, diferente do que vinha sendo feito até então.
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8. Cravendale – Cats With Thumbs
Agência: Wieden+Kennedy, Londres
Grande parte das habilidades que humanos têm com suas mãos só são possíveis devido a um “elemento”: o polegar. Neste comercial, a Cravendale sugere o que aconteceria se todos os gatos subitamente desenvolvessem dedos polegares e se unissem para garantir o tão almejado leite.
Bem-humorado e criativo, o filme já foi visto por mais de 4 milhões de pessoas por meio da página oficial da Cravendale no YouTube.
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9. Nissan: Gas Powered Everything
Agência: TBWA, Los Angeles
O que aconteceria se tudo no mundo fosse movido a gasolina, de celulares a secadores de cabelo? Esse é o conceito do comercial feito pela Nissan para seu carro elétrico Leaf. Primeiro a marca mostra uma série de produtos de uso cotidiano e a dificuldade de usá-los – além da forma “suja” de gerar energia, que agride o meio ambiente. Depois, por contraposição, mostra como seria se o seu carro, por exemplo, fosse elétrico.
Reparem na espetadinha final: o carro mostrado no posto de gasolina é um Volt, híbrido da Chevrolet.
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10. Snickers – Focus Group
Agência: BBDO, Nova York
A barrinha de chocolate da Mars resolveu usar um pouco de humor macabro para tentar vender seu produto. A marca colocou quatro tubarões para participar de um teste de produto um pouco “fora do convencional”.
“Ok, então qual dos dois tem o melhor gosto?”, pergunta a líder do grupo focal, apontando para cartazes com as fotos de um rapaz e de uma moça. Um dos tubarões, em tom sério, responde que o garoto pareceu ter um gosto melhor, pois antes de ser devorado, havia comigo uma barrinha de Snickers, fazendo com que sua carne ficasse mais saborosa ao tubarão. As expressões faciais e a dublagem dos personagens tornam o filme hilário.
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Fonte: Exame
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