O desempenho das marcas no retorno do Carnaval

Festividade movimentou mais de 8 bilhões de reais segundo a Confederação Nacional de Comércio, Bens, Serviços e Turismo

Os brasileiros não desaprenderam a pular Carnaval. Após dois anos sem a folia nas ruas, os carnavalescos mostraram que o samba no pé e o bom humor característico da festa continuam intactos. Mas o tão aguardado retorno dos blocos e das escolas de samba não foi celebrado apenas pelos foliões – foi comemorado também pelas marcas.

Acompanhando o reencontro dos carnavalescos com as marcas no Carnaval deste ano, a Buzzmonitor monitorou 402.854 imagens relacionadas às festividades para montar um estudo de Brand Logo Detection. A pesquisa identificou, através de fotos postadas no Instagram, a frequência de aparição de logotipos de marcas e produtos diversos no contexto da folia. Nas imagens monitoradas, foram identificados 37.124 elementos, entre logos, peças de roupa, acessórios e emoções.

Considerando a frequência individual das marcas, a grande campeã do Carnaval 2023, em termos de identificação, foi a Coca-Cola, que registrou presença em 0,54% dos elementos analisados. Outro rótulo do Grupo, a Fanta foi detectada em 0,04% das análises.

Já na somatória de itens identificáveis, as marcas de cerveja somaram a maior porcentagem, sendo responsáveis por 1,87% dos elementos identificados no estudo. Neste recorte, destacam-se os rótulos distribuídos pelo Grupo Ambev, que colecionou identificações com Skol (0,08%), Corona (0,08%) Colorado (0,07%) e Budweiser (0,06%). Mas o grande trunfo do Grupo foi a Brahma. Contando com um camarote e abadás próprios, a marca acumulou  0,47% das detecções. Outras marcas de cerveja, como Heineken (0,31%) e Devassa (0,20%) também se destacaram. 

Outro ponto-chave para as marcas foi o pós-festa nos dias de folia. Nesse quesito, o Brand Logo Detection identificou a busca por guloseimas e snacks, sendo a pizza (0,24%) o item mais detectado. Biscoitos (0,09%), chocolate (0,08%), donuts (0,08%) e hamburger (0,05%) aparecem logo em seguida.

Finalmente, o estudo indica que a vestimenta dos foliões foi uma prateleira valiosa para as marcas. Tal como a Brahma, que teve o logotipo estampado nos abadás de seu camarote próprio, logos como o da Adidas (0,21%), Nike (0,13%) e Kappa (0,07%) também se destacaram nas detecções.

Por: Ian Cândido, Mundo do Marketing

By | 2023-03-18T20:08:18-03:00 04 março, 2023|Categories: Estratégia|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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