SMS ainda é um canal eficiente para o engajamento de clientes?

Com taxa de leitura de 98%, veja como o SMS permanece como uma ótima ferramenta para engajamento e fidelização dos clientes

É comprovado que uma pessoa confere o celular em média 150 vezes ao dia. E muito antes do WhatsAppFacebook e Instagram entrarem no mercado, o uso da troca de mensagens por SMS era um dos canais mais utilizados para comunicação mobile.

Porém, diferente do que algumas pessoas pensam, essa solução continua sendo relevante para manter o fluxo de comunicação das empresas, principalmente para manter a fidelização no relacionamento com o cliente. A afirmação parte da SmartComm, rede brasileira de franquia especializada em comunicação com soluções voltadas à redução de custo.

De acordo com a companhia, mesmo com a transformação do mercado pelas novas tecnologias, o uso do SMS ainda faz parte da estratégia de marketing de qualquer empresa, e pode gerar ótimos resultados com baixo custo de investimentos.

SmartComm, que atende diversos tipos de segmentos, com soluções que vão além do SMS, tem no serviço de SMS Short Code (corporativo e marketing) mais de 50% de suas vendas entre os franqueados. De fato, como nem todos os brasileiros possuem redes sociais ou e-mail, e mais de 230 milhões de celulares estão ativos no país (segundo estudo da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo), o SMS permanece como um canal excelente para atingir um contingente mais amplo de consumidores.

Veja o exemplo do Governo de São Paulo, que utiliza SMS para emitir alertas de vencimento do IPTU. A ferramenta conseguiu diminuir em 2% a taxa de inadimplência em 2021. Outra utilidade, foi durante os momentos críticos da pandemia, onde a população recebia mensagens SMS informando sobre a alta lotação dos leitos de UTI e recomendando que as pessoas respeitassem o isolamento.

Mídia com taxa de leitura de 98%

Além de outras vantagens, o SMS a única mídia com taxa de leitura de 98%, segundo a SmartComm. “Se usado de forma inteligente pode aumentar a eficiência das campanhas e contribuir significativamente para o atingimento dos objetivos”, diz Anderson Lucila, COO da SmartComm. “O gasto para enviar mensagens é muito baixo também. E com um pequeno texto, geralmente até 160 caracteres, sua mensagem vai direto ao assunto”, completa o executivo.

Segundo a empresa, o uso do SMS possibilita analisar algumas métricas importantes como taxa de entrega e abertura. “Caso ocorra queda na taxa de abertura, isso pode indicar que o usuário perdeu interesse pela marca”, frisa Anderson Lucila.

5 motivos para você ainda utilizar o SMS nas suas estratégias de marketing

  1. Entrega imediata, sem a necessidade de conexão com a internet;
  2. Baixo custo;
  3. Mensagens simples e objetivas;
  4. Tecnologia universal, chega a todos os aparelhos celulares, smartphones ou não;
  5. Permite soluções de segurança, confirmações de transações e tokenização.

Por: Consumidor Moderno

By | 2022-01-01T20:08:28-03:00 01 janeiro, 2022|Categories: Estratégia|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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