Pesquisa aponta que a maioria dos consumidores considera a compra de veículos elétricos

Pesquisa realizada pela Accenture, empresa global de consultoria, tecnologia e outsourcing, mostrou que a maioria dos consumidores considera adquirir um veículo elétrico na próxima compra de um automóvel. No entanto, um relatório complementar aponta que a preferência por carregar esses automóveis pode aumentar o custo e complexidade do gerenciamento da rede de eletricidade e infraestrutura das cidades.

A pesquisa, realizada por 7 mil pessoas em 13 países, revelou que 60% dos consumidores comprariam um veículo elétrico. Grande parcela dos entrevistados (68%) disse que provavelmente (45%) ou certamente (23%) pretende realizar a compra nos próximos três anos. A China apresentou mais entusiasmo, 96% fariam a compra no mesmo período.

O estudo ainda relevou que a preferência dos consumidores por veículos elétricos poderia desafiar a capacidade dos serviços públicos em relação à complexidade da gestão da rede elétrica e do investimento na infraestrutura, o que ocasionaria congestionamento da rede e aumento da demanda por eletricidade no horário de pico.

  • Dois terços (67%) dos consumidores não permitiriam que os operadores limitassem quando eles podem carregar seus carros. Isso poderia reduzir o escopo para o gerenciamento de demanda da eletricidade e evitar o congestionamento na rede.
  • 62% rejeitariam a troca de baterias, quando as vazias são rapidamente repostas nos postos. Eles preferem recarregar os seus carros na hora. Isso pode limitar a oportunidade de recarga nos horários de pico, quando as empresas de carga de baterias poderiam abastecer os veículos.
  • 55% escolheriam apenas plugar o seu veículo quanto eles precisam carregá-lo, ao invés de sempre que estacionarem. Esse comportamento pode resultar em padrões menos previsíveis de recarga e também pode reduzir a demanda por infraestrutura pública.

Os consumidores ainda necessitam de maior segurança na infraestrutura para optarem por um veículo 100% elétrico. Apenas 29% dos condutores iriam comprar um automóvel totalmente elétrico e 71% preferem um híbrido, movido por gasolina/diesel quando a bateria estiver fraca. 85% ainda apontam que um veículo totalmente elétrico não tem bateria suficiente para as suas necessidades de locomoção diárias.

Outro fator interessante é que o custo do veículo não é o único fator decisivo para os consumidores. 51% seriam motivados a comprar um veículo se o valor total for menor comparado a um convencional. No entanto, mais importantes seriam informações como a disponibilidade de pontos de carregamento, apontado por 63% dos pesquisados, e a capacidade da bateria ser igual a rodagem de um tanque convencional, considerado por 53%.

A fonte da eletricidade também é um aspecto importante para os condutores dos automóveis. Entre os entrevistados, 80% alegaram que gostariam de saber a origem da eletricidade usada para carregar seu carro. 45% disseram que a fonte da energia teria um impacto sobre sua decisão de compra, sendo que 85% desse grupo seriam incentivados a realizar a compra se a fonte de combustível fosse renovável.

“O custo de compra e uso de um veículo elétrico serão fatores determinantes para a adoção da tecnologia, mas as autoridades nas cidades terão que motivar os motoristas com estímulos não financeiros”, disse Matias Alonso, diretor global de Utilitários da Accenture.

Fonte: Consumidor Moderno

Enhanced by Zemanta

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

2 Comments

  1. Fernando Mattos 06/07/2011 at 11:34

    É uma grande tendência para o futuro. Acredito que assim que o custo da bateria cair com a implantação de novas tecnologias, eles se tornarão mais viáveis economicamente.

  2. Alessandra Gomes 06/07/2011 at 11:37

    Achei interessante quando fala de reabastecimento. Reabastecer um carro elétrico é mais demorado que encher o tanque com gasolina, mas isso deve mudar. No futuro é possível que leve três minutos para carregar a bateria de um carro elétrico.

    Obrigada!

Leave A Comment

Avada WordPress Theme