Levantamento da Kantar aponta como a chegada da pandemia impactou decisões do shopper sobre o que incluir no carrinho de compras
Entre janeiro e abril de 2020, 49% das marcas no Brasil cresceram em CRP (Consumer Reach Point), métrica adotada pela Kantar para avaliar quantas vezes uma marca foi escolhida pelos consumidores. Produtos de fornecedores locais foram os que ganharam mais relevância representando mais de 65% do mercado em valor, contra 64% no mesmo período do ano anterior.
Em três cestas específicas de produtos, as marcas locais apresentam ainda mais força. Em Alimentos, elas representam 84% das escolhas; no segmento de Lácteos, 78% e no itens de Cuidados com o Lar, 75%.
Com a justificada preocupação relacionada à higiene no combate ao novo coronavírus, os gastos com a cesta de Cuidados com o Lar cresceu 11% no acumulado dos 4 primeiros meses deste ano, de acordo com a Kantar. Já o desembolso com Cuidados Pessoais cresceu 5% no mesmo período. Nesse novo cenário, Tixan, Ypê e Limpol são as Top 3 marcas na preferência nacional para limpeza da casa, enquanto Lux, Close Up e Skala são as mais escolhidas para cuidados pessoais. Entre os produtos, cloro (+52%), esponja de aço (+44%), papel higiênico (+25%) e absorvente higiênico (+12%) registraram os maiores crescimentos em valor.
Já na escolha de Alimentos por parte dos brasileiros, Aurora, Perdigão e Sadia foram as líderes no primeiro quadrimestre de 2020. Em Bebidas, a marca Sukita foi a que mais cresceu, seguida de Coca-Cola e Heineken. Entre os Lácteos, o top 3 fica com Piracanjuba, Vigor e Danone.
De forma geral, o Top 10 de marcas que mais ganharam penetração entre janeiro e abril de 2020 no país é composto por Aurora, Lux, Perdigão, Tixan, Piracanjuba, Sadia, Pullman, Parmalat, Gallo e Alto Alegre, nessa ordem.
Por: Varejo S/A
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