Qualidade, preço e adequação são importantes para a decisão de compra de produtos de beleza, destaca estudo do Twitter

Natura, Seda e Nívea estão entre as marcas mais consumidas e mencionadas pelas pessoas no Twitter quando o assunto é maquiagem, cabelo e pele, respectivamente

Quando o assunto é beleza, o Twitter é um local para o encontro de consumidores de cosméticos com os mais variados interesses. Um levantamento realizado pela plataforma traz detalhes sobre o perfil e hábitos dos consumidores de produtos de beleza no Brasil em relação aos tópicos: maquiagem, cuidados com o cabelo e cuidados pessoais. Nela, foi possível notar que as pessoas trazem suas opiniões para o Twitter, o que contribui na busca por atributos antes de uma compra, complementando a pesquisa dos consumidores que se interessam sobre o assunto com informações e críticas de maneira prática.

Maquiagem, por exemplo, foi tema de 9,5 milhões de Tweets no Brasil em 2021. As conversas abordaram produtos e eventos, sendo que os principais interesses das pessoas que falam sobre o assunto foram moda, delineador, música, entretenimento e batom. Sobre a escolha dos produtos, alguns critérios também pautam a decisão final dos consumidores de maquiagem no Twitter. Entre eles, qualidade (85%), preço (77%) e adequação ao tipo de pele (70%) são os critérios mais mencionados, seguidos por outros fatores como “produto sustentável”, “ter impacto positivo na sociedade” e “estar alinhado com meus valores”.

 A maioria do público que consome maquiagem usa o Twitter para conferir outras opiniões antes de comprar um produto ou marca (78%) e acredita que é importante que as empresas tenham valores, atitudes e posicionamentos que se assemelham aos seus (75%). Entre as informações buscadas na plataforma antes da compra estão a experiência de outras pessoas que já usaram o produto ou marca, páginas que oferecem indicações de produtos, análises e dicas, publicações informativas, opiniões de outras pessoas, como familiares, amigos, conhecidos e influenciadores e informação sobre o preço dos produtos. 

 O tema “cuidados com o cabelo” também foi assunto de diversas conversas no Brasil no ano passado. Entre os critérios de escolha de produtos para o cabelo, preço (78%), qualidade (68%) e adequação (65%) também são os mais mencionados, apenas diferindo na ordem. Inclusive, o valor é mais importante para quem usa o Twitter do que quem usa outras redes, sendo 20% maior na plataforma. Pontos como sustentabilidade, ter impacto positivo na sociedade, estar alinhado com meus valores, posicionamentos e atitudes também são maiores entre quem usa o Twitter.

Assim como os consumidores de maquiagem, as pessoas que compram produtos para o cabelo usam o Twitter para saber a opinião de outras pessoas antes da compra e valoriza que as marcas tenham os mesmos valores, atitudes e posicionamentos que os seus. Outras informações buscadas antes da compra são posts informativos sobre a marca ou produto, informação sobre valores, divulgação de promoções, descontos ou cupons, e anúncios e propagandas dos produtos.

Os cuidados pessoais e com a pele também movimentaram a plataforma em 2021. Para esse público, qualidade (80%) e preço (80%) são critérios de escolha dos produtos de cuidados pessoais igualmente importantes, seguidos por adequação ao tipo de pele, impacto positivo na sociedade, cultura e causas sociais, e alinhamento aos valores, posicionamentos e atitudes de quem compra.

 As marcas também têm impacto nas conversas e são citadas pelas pessoas que consomem informações e discutem sobre o assunto. Confira quais são as mais usadas e mais citadas no Twitter por categoria:

MAQUIAGEM
Marcas mais usadas por quem está no Twitter 
Natura
Avon
Boticário
Sephora
Eudora
Maybelline
Quem Disse Berenice

Marcas que as pessoas no Twitter mais conhecem ou já ouviram falar
Natura
Avon
Boticário 
Eudora
Quem Disse Berenice
Sephora
Maybelline

CUIDADOS COM O CABELO
Marcas mais usadas por quem está no Twitter
Seda
Pantene
Dove
Salon Line
Clear
Elseve
L’oreal

Marcas que as pessoas no Twitter mais conhecem ou já ouviram falar
Seda
Pantene
Dove
L’oreal
Elseve
Tresemme
Clear

CUIDADOS COM A PELE
Marcas mais usadas por quem está no Twitter
Nívea
Boticário
Dove
Avon
Rexona
Neutrogena
La Roche Posay

Marcas que as pessoas no Twitter mais conhecem ou já ouviram falar
Nívea
Boticário
Dove
Avon
Rexona
Neutrogena
Axe

O levantamento foi realizado pelo time de pesquisa do Twitter no Brasil a partir de análises de Tweets sobre beleza durante todo o período de 2021.

Por: Mundo do Marketing

By | 2022-05-01T21:15:32-03:00 02 maio, 2022|Categories: Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme