Televisores e smartphones puxam crescimento de bens duráveis em 2013

O mercado brasileiro de bens duráveis cresceu 9% no ano passado, sobre 2012, segundo divulgou a consultoria GfK. O resultado foi puxado pelos segmentos de linha marrom e telecomunicações, que, com respectivas altas de 16,6% e 25,2%, tiveram as televisões de tela fina e os smartphones como principais impulsores.

Somente no quarto trimestre, a linha de telecomunicação cresceu 33,7% sobre igual período de 2012. Enquanto telefones fixos e celulares comuns perderam vendas no período, “quem alavancou o mercado foram os smartphones, que dobraram de valor”, segundo a GfK.

Já a linha marrom, que também inclui itens como tocadores de DVD e aparelhos de som, foi empurrada pelas televisões de tela fina para alcançar uma alta de 25% somente no quarto trimestre. Foram destacados pela GfK os televisores de “altas polegadas”, com maior preço médio.

Outro setor muito representativo entre os bens duráveis, a linha branca apresentou alta de 1,8% durante o ano de 2013. Máquinas de lavar roupas e lava-louças foram destaques positivos, ao contrário de geladeiras, freezers e fogões. Já os eletroportáteis avançaram 17,1% no ano passado e 13,2% no quarto trimestre.

Os grupos “informática” e “foto” foram os únicos a apresentar retração nas vendas no ano passado. Tiveram quedas de 9,8% e 10,9%, respectivamente.

Por: Supermercado Moderno

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-29T07:50:04-03:00 01 março, 2014|Categories: Marketing Digital, Mercado, Pesquisas|Tags: , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme