Web comportamental: o que nos motiva é o mapa para os negócios

Recentemente foi publicado na internet o estudo “Sites de relacionamento social e nossas vidas”, pela Pew Research Center, sobre como a confiança, os relacionamentos, a cidadania e o envolvimento político das pessoas estão conectados com o uso de redes sociais e outras tecnologias. Perguntas como “as tecnologias estão isolando as pessoas e seus relacionamentos?” ou “quais os benefícios de se estar constantemente conectado e como podemos tirar proveito disso?” são exploradas, mostrando como o uso de redes sociais está relacionado a comportamentos e atitudes de confiança, tolerância, apoio social e engajamento político e comunitário.

Abaixo, alguns dados da pesquisa compilados:

• A quantidade de pessoas que usam sites de relacionamento quase dobrou em dois anos nos Estados Unidos, além de se tornar um pouco mais velha;
• 79% dos adultos americanos usam internet e 59% entre eles usam ao menos um site de relacionamento. Os internautas adultos formavam 34% da população em 2008;
• A idade média pulou de 33 anos em 2008 para 38 anos em 2010. Cerca da metade dos usuários de sites de relacionamento nos EUA têm 35 anos;
• Mais importante: 56% entre os usuários são mulheres;
• O site campeão de uso é o Facebook. 92% dos freqüentadores de sites de relacionamento usam o Facebook, 29% usam o MySpace, 18% usam o LinkedIn, e 13% o Twitter;
• Importante: 52% dos usuários do Facebook e 33% dos tuiteiros usam estes sites diariamente. O mesmo não acontece com o MySpace (só 7%) e com o LinkedIn (só 6%).

As principais conclusões do relatório:

1. Os usuários do Facebook são mais confiantes do que os outros.
2. Os usuários do Facebook são mais próximos uns dos outros.
3. Os usuários do Facebook obtêm mais apoio social do que os de outras redes.
4. Os usuários do Facebook são muito mais politicamente engajados do que a maioria dos usuários das outras redes.
5. O usuário do Facebook consegue reviver relacionamentos “adormecidos”.
6. O usuário médio do Facebook tem 229 amigos.
7. Sites de redes sociais estão cada vez mais sendo usados para estreitar laços sociais.
8. Usuários do MySpace são mais propensos a estar aberto aos pontos de vista opostos.

Outro estudo publicado recentemente pela Microsoft, “Vivendo com a Internet – o que está controlando nosso comportamento na web”, também questiona, a partir do acelerado crescimento do uso das redes sociais, o que motiva as pessoas a estarem online, quais são seus hábitos, como seu comportamento varia de acordo com os horários e locais em que navega e como o marketing pode se encaixar nesta experiência sem ser inconveniente. De acordo com o estudo, 6 motivações básicas controlam o comportamento do usuário na web: informação, comunicação, criação, transação, entretenimento e navegar. A internet se tornou tão importante que muitos acreditam que não podem viver sem ela. Porém, o tempo gasto online passou a ser calculado, cada vez mais as pessoas estão conscientes deste tempo. E por isso o “estar online” se tornou uma rota planejada. Sabemos o que queremos e onde ir para conseguir.

“Primeiro, vamos aos e-mails, redes sociais e blogs para informações pessoais. Depois, partimos para locais públicos em busca de notícias, entretenimento, compras e demais atividades como pagar contas. Então, retornamos à zona de conforto dos locais pessoas antes de nos desligarmos. Durante esta jornada, deixamos o MSN rodando, junto com o iTunes e alguns vídeos no Youtube.”

Com essa rotina planejada, as estratégias de marketing encontram 3 princípios, estudados nesta pesquisa, para que suas experiências sejam compatíveis com esse comportamento e engajem os usuários:

1. O uso que o usuário faz da web determina se ele está aberto ou não às propagandas.

2. O valor da comunicação online está entre o conteúdo relevante e estratégias “pull”, com o usuário consumindo por vontade própria. Quando isso acontece, o engajamento é maior do que na mídia tradicional.

3. A experiência dos usuários com a web podem ser determinadas através do dispositivo que utilizam para navegar, os horários e os locais visitados.

Neste vídeo, a diretora global do departamento de pesquisa da Microsoft concluiu essa discussão mostrando como as empresas necessitam ser parte da experiência agradável que o usuário tem na web para que não sejam ignoradas, tendo em mente utilizar os princípios (acima) que os motivam a navegarem e participarem.

Abaixo, um infográfico baseado nesta pesquisa.

 

Fonte: Inovadores ESPM

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By | 2020-11-04T09:33:42-03:00 06 novembro, 2011|Categories: Pesquisas|Tags: , , , , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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