2016 termina com mais de 58 milhões de brasileiros negativados

Segundo pesquisa do SPC Brasil e da CNDL, apesar do número alto, inadimplência desacelerou no ano passado. Entenda.

O ano passado foi realmente pesado para grande parte dos brasileiros. Pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostra que o ano passado terminou com 58,3 milhões de brasileiros negativados. Ao todo, o ano terminou com 700 mil pessoas a mais do que em janeiro de 2016.

Apesar de alto, contudo, o número vem caindo em relação a anos anteriores. A comparação entre janeiro e dezembro de 2015, o aumento foi bem mais expressivo, de 2,5 milhões de nomes.

“A explicação para a desaceleração do crescimento da inadimplência desde o primeiro trimestre do ano reside no fato de que o próprio cenário de recessão da economia, que reduziu a capacidade de pagamento das famílias, também restringiu a tomada de crédito por parte dos consumidores”, afirmou, em nota, o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.

“Isso quer dizer que o consumidor encontra mais dificuldade para se endividar e, sem se endividar, não pode ficar inadimplente”, explicou.

Outro dado que mostra a desaceleração é o avanço de 1,44% no número de inadimplentes em relação a 2015 – a menor variação para um ano desde o início da série histórica.

Segundo o estudo, 39% da população brasileira adulta está registrada em listas de inadimplentes, enfrentando dificuldades para realizar compras a prazo, fazer empréstimos, financiamentos ou contrair crédito.

Considerando as regiões, a Sudeste concentra o maior número absoluto de consumidores negativados no País: são 24,23 milhões de brasileiros, o que representa 37,3% da população adulta da região.

A segunda região com maior número absoluto de devedores é o Nordeste, que conta com 15,74 milhões de negativados, ou 39,7% da população. Em seguida, aparecem o Sul, com 7,96 milhões de inadimplentes (35,8% da população adulta), o Norte, com 5,34 milhões de devedores (46,0% do total da população residente) e o Centro-Oeste, que por sua vez, aparece com um total de 4,99 milhões de inadimplentes, ou 43,8% da sua população.

Por: Portal No Varejo

By | 2020-11-09T07:13:37-03:00 30 dezembro, 2016|Categories: Consumo|Tags: , , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme