38,9% dos adultos estão em cadastro de devedores, estimam lojistas

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) estimaram que 57 milhões de consumidores estavam inadimplentes no mês de setembro, com seus nomes incritos em cadastros de devedores, o equivalente a 38,9% da população adulta do país (com idade entre 18 e 94 anos).

Em agosto, 57,3 milhões de pessoas estavam negativadas. Essa queda, segundo Marcela Kawauti, economista do SPC Brasil, se deve ao pagamento da primeira parcela do décimo terceiro dos aposentados e pensionistas e, também, ao início dos feirões para limpar as dívidas em atraso. Ela avaliou que, até o fim do ano, a perspectiva é de manutenção deste patamar.

Fatores econômicos como a inflação elevada, o alto custo das taxas de juros e o aumento do desemprego têm afetado a capacidade de pagamento dos consumidores”

Honório Pinheiro, Presidente da CNDL

“Entre janeiro de 2015 e setembro do mesmo ano, houve um aumento líquido de aproximadamente 2,4 milhões de CPFs negativados”, informaram as entidades. Segundo a CNDL e o SPC Brasil, essa estimativa inclui não somente as dívidas com comércio, mas também atrasos em empréstimos bancários e contas de serviços.

Somente em setembro, as entidades informaram que o número de consumidores inadimplentes subiu 5,45%, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse resultado representa uma aceleração na comparação com agosto, quando a variação anual havia sido de 4,86%.

Para os economistas do SPC Brasil, os dados da inadimplência estão influenciados pela perda de dinamismo da economia brasileira e pela deterioração das condições do mercado de trabalho. “Fatores econômicos como a inflação elevada, o alto custo das taxas de juros e o aumento do desemprego têm afetado a capacidade de pagamento dos consumidores”, avaliou o presidente da CNDL, Honório Pinheiro.

Dívidas com contas de água e luz lideram crescimento

Segundo os dados da CNDL e do SPC Brasil, as pendências com serviços básicos, com água e luz, apresentaram altas expressivas (12,55%) de setembro do ano passado para o mesmo mês deste ano. Em seguida, aparecem as dívidas bancárias, que englobam cartão de crédito, empréstimos, financiamentos de seguros, com alta de 10,32%.

Já as dívidas com o setor de telecomunicações, que consideram atrasos de pagamentos com telefones fixos, celulares e TVs por assinatura, cresceram 4,17%, ao mesmo tempo em que os atrasos no comércio foram mais modestos, com uma alta de 0,85%.

Quanto à participação no total das dívidas, as pendências bancárias ainda concentram quase a metade do total das dívidas existentes no Brasil: 48,17%. Em segundo lugar, aparecem as dívidas com o comércio (20%), seguidas pelos serviços de comunicação (14,82%) e contas de água e luz (7,27%).

Vendas no varejo caem

As consultas para vendas a prazo no banco de dados do SPC Brasil, que refletem o nível de atividade no varejo, registraram retração de 6,87% em setembro deste ano, frente ao mesmo mês de 2014, o que representa uma queda pelo oitavo mês consecutivo. Na avaliação de economistas do SPC Brasil, o brasileiro está mais “reticente” quando o assunto é consumo.

“Estamos observando uma tendência de maior rigor no processo de concessão de crédito por parte do varejista e uma maior cautela das famílias na hora de se endividar com compras a prazo”, avaliou Honório Pinheiro, presidente da CNDL. Segundo análise das entidades, o principal fator para a retração de vendas é a falta de confiança dos consumidores, que têm evitado tomar crédito para não comprometer ainda mais o orçamento familiar.

A economista do SPC, Marcela Kawauti, observou que a inflação também tem contribuído para reduzir o poder de compra dos consumidores, principalmente aqueles com menor renda. “Por isso, as compras de produtos com maior valor agregado, que geralmente são parceladas, têm sido adiadas ou substituídas por compras a vista mais baratas”, explicou.

Por: Correio do Estado

By | 2017-05-27T07:22:56-03:00 16 outubro, 2015|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Estratégia, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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