47% reduziu consumo em sites de compras coletivas

Segundo SPC Brasil, experiência ruim é uma das causas da queda da demanda nesse tipo de site.

Pesquisa realizada pelo SPC Brasil, em parceria com o portal de educação financeira Meu Bolso Feliz, mostra que 47% dos consumidores que utilizaram sites de compras coletivas reduziram a frequência de consumo e 18% disseram que mantiveram o mesmo número de compras.

O levantamento mostra que 42% dos consumidores virtuais adquiriram produtos e serviços nos sites de compras coletivas, e 61% deles garantiram realizar ao menos uma compra a cada seis meses.

No entanto, um terço dos consumidores virtuais deixa de utilizar ao menos um cupom adquirido. O prazo expirado é motivo para 58% deixar o cupom de lado; o local para utilizar o serviço, considerado distante, foi motivo para 16%; e a falta de atenção ao regulamento da compra foi motivo de 15%.

Dificuldades no agendamento do serviço e o fato de o consumidor não ter gostado ou ter desconfiado do local de prestação do serviço foram motivos para 15% e 9%, respectivamente.

“Todas essas razões sugerem que às vezes as compras coletivas são feitas de maneira impulsiva, sem que o consumidor avalie as condições e se realmente precisa ou terá tempo e condições de utilizar o serviço”, analisou, em nota, o educador financeiro do SPC Brasil, José Vignoli.

Outro motivo para a desistência pode ser a experiência de compra: 46% afirmaram que tiveram problemas. Segundo os entrevistados, as principais queixas dizem respeito à qualidade ruim do serviço ou do produto (21%), ao atendimento que deixou desejar (20%) e à dificuldade de conseguir dia e horário para usufruir o produto ou serviço (14%).

“Outro motivo para a estabilização ou queda da demanda é a relação com o processo de compras coletivas passadas”, disse, em nota, Marcela Kawauti, economista-chefe do SPC Brasil. “Caso a compra anterior tenha resultado em uma experiência positiva para o consumidor, ele tende a comprar novamente; caso a experiência tenha sido negativa ou problemas tenham acontecido, provavelmente ele buscará outro site ou alternativas”, completou.

Por: Portal No Varejo

By | 2017-05-28T09:49:33-03:00 13 março, 2015|Categories: Consumo, Pesquisas, Varejo|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme