54% dos empresários temem que o Brasil não saia da crise

Pesquisa aponta que este é o principal temor de comerciantes e prestadores de serviços para 2016.

Uma pesquisa realizada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) com comerciantes e prestadores de serviços das 27 capitais e do interior do Brasil aponta que o maior temor dos empresários com relação a 2016 é que o País não supere a crise econômica.

O medo da recessão se prolongar aparece, inclusive, antes de outras opções relacionadas ao próprio negócio do entrevistado, como o risco de não conseguir pagar as dívidas (38%), ser assaltado ou vítima de violência (38%) e ser obrigado a fechar a empresa (37%).

Quando questionados sobre o problema brasileiro mais importante a ser resolvido neste novo ano, a crise econômica lidera a lista de opções ao lado da corrupção, ambos com 69%. Outros problemas são os impostos elevados (65%), a inflação (49%), a falta de vontade política (40%) e a violência (39%).

A percepção de que as condições do País se deterioraram ao longo do ano passado é generalizada entre os entrevistados. Para 75% deles, o ano de 2015 foi pior para a economia do que 2014. Apenas 5% dos comerciantes e prestadores de serviços notaram que o cenário melhorou e outros 16% disseram que não houve alteração.

Expectativas

Com relação às expectativas para a economia do Brasil, as opiniões apareceram divididas. 53% dos empresários acreditam que 2016 será igual ou pior que 2015 e 42% têm a expectativa de que 2016 será melhor se comparado ao ano passado.

Para os pessimistas, as principais consequências de um cenário adverso são a dificuldade de economizar e reforçar o caixa financeiro da empresa (35%), ter de fazer menos compras (34%), ter de economizar com compras não necessárias (29%), o aumento da inadimplência de seus clientes (22%) e a dificuldade para obter financiamento e crédito no mercado (22%).

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-27T07:14:06-03:00 02 janeiro, 2016|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Estratégia, Mercado, Pesquisas, Varejo|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme