Apple é a marca mais valiosa do mundo. Microsoft supera Amazon e fica na segunda colocação

Ranking Interbrands mostrou ainda que categoria de tecnologia lidera entre as mais valiosas

A Apple foi considerada a marca mais valiosa do mundo. A empresa atingiu uma avaliação de 482.215 milhões de dólares, 18% superior ao preço de 2021. Na segunda posição está a Microsoft, que consegue ultrapassar a Amazon graças a um crescimento de 32% no valor de sua marca. A empresa de comércio eletrônico é a terceira, com um preço de 274.819 milhões, 10% a mais que em 2021. 

Completam o Top 10: Google, que recebe uma avaliação de 251.751 milhões de dólares (+28%); Samsung , com 87.689 milhões (+17%); Toyota, avaliada em 59.757 milhões (+10%); Coca-Cola, com 57,535 milhões; Mercedes-Benz, cujo preço é de 56.103 milhões (+10%); Disney, com 50.325 milhões (+14%); e Nike, avaliada em 50.289 milhões (+18%). 

Entre as marcas que mais aumentam o valor de marca, encontram-se nomes como a Tesla e a Chanel, que em conjunto com a Microsoft conseguem aumentar a sua valorização em 32%. tiveram o maior crescimento percentual ano a ano, todas aumentando o seu valor da marca em 32%. Apesar do crescimento contínuo da Tesla, ela não conseguiu replicar o aumento de 184% no valor da marca que viu em 2021.

Sobe e desce

Destacam-se também os aumentos observados no valor da marca Ferrari (+31%), Lego (+30%), Google (+28%), Dior (+27%), Hermès (+27%), Adobe (+23 %), MasterCard (+23%), Allianz (+23%) e Gucci (+23%). Quanto às novas marcas presentes no ranking, entram na lista do Airbnb – em 54º lugar, avaliadas em 13.416 milhões de dólares; Red Bull – na etapa 64 após atingir um preço de 11.547 milhões; e Xiaomi – na posição 84 com uma avaliação de 7.326 milhões. Saem da lista Zoom, Uber e a fabricante de máquinas agrícolas, John Deere.

O valor geral do ranking atingiu o patamar de US$ 3 trilhões – um aumento de 16% em relação a 2021 (US$ 2,6 bilhões), maior taxa de crescimento até hoje. Um aumento de 16% no valor geral das ranqueadas demonstra a crescente contribuição que a marca de uma empresa tem para impulsionar seu sucesso econômico. Embora os mercados financeiros tenham mostrado oscilações significativas nos últimos anos, o valor das marcas mais fortes do mundo aumentou constantemente, impulsionando a escolha e fidelidade do cliente.

Por setores, os mais valiosos são Tecnologia, com valor médio de 134.410 milhões; Artigos Esportivos, com preço médio de 33.110 milhões; e bebe; com uma avaliação média de 25.941 milhões. E são Luxo (+22%), Artigos Desportivos (+19%) e Serviços Financeiros (+16%) que registam os maiores crescimentos no valor médio das suas marcas. 

– Airbnb (#54), Red Bull (#64) e Xiaomi (#84) são as novas entrantes em 2022

– Microsoft (#2), Tesla (#12) e Chanel (#22) têm o maior crescimento percentual ano a ano

– Nike (#10) entra no top 10 pela primeira vez, superando o McDonald’s (#11)

– Instagram (#16) ultrapassa Facebook (#17) como a marca mais valiosa da Meta
 

Aprendizados 

Os aumentos mais rápidos em 2022 (em termos de variação percentual do valor da marca, ano a ano) superaram significativamente as marcas em queda rápida em três fatores de força da marca – direção, agilidade e participação.

Direção – essas marcas definem uma direção clara, garantindo que toda a organização saiba para onde está indo, trabalhando em uma mesma ambição.

Agilidade – tendo feito isso, eles se movem rapidamente, trazendo novos produtos e serviços ao mercado e, quando necessário, transitam para outras direções para atender às necessidades dos clientes em constante mudança.

Participação – por último, trazem pessoas para essa jornada, fazendo com que elas façam parte do movimento de criar uma marca envolvente e relevante.

Por: Mundo do Marketing

By | 2022-11-15T07:45:15-03:00 02 dezembro, 2022|Categories: Marca|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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