Brasileiro está usando mais cartão de crédito, mas gastando menos

Em 2014, volume de compras parceladas no cartão representava 47,2% da movimentação de crédito. No ano passado, esse volume subiu para 51,7%.

Nos shoppings, muita gente circulando, poucas sacolas nas mãos, mas muitos planos de fazer compras, usar o cartão de crédito e pagar em 3, 5, 10, quantas vezes a loja oferecer.

“Faço no máximo que der sem juros. Eu sou gastona, gosto de gastar e aí sobra mais limite mais pra eu usar mensalmente”, revela Luciana Cristina de Oliveira, administradora de empresas.

“Todo mundo quer pagar a perder de vista. Ainda mais nessa questão do mercado em crise, as pessoas nesse começo de ano com muitas dívidas para quitar, IPVA, matricula no colégio”, diz Bruno Reis, supervisor de loja.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito, os consumidores estão cada vez mais usando o cartão para dividir o valor das compras.

Em 2014, o volume de compras parceladas no cartão representava 47,2% da movimentação de crédito no país. No ano passado, esse volume subiu para 51,7%. Mas o valor médio gasto nas compras caiu. De R$ 86,90 no fim de 2014, para R$ 76,77 no mesmo período do ano passado.

Mas já tem gente que evita usar o cartão de crédito. O economista e professor de finanças Ângelo Corcete diz que qualquer compra parcelada tem juros embutidos não revelados. E que o importante é ter disciplina e consciência para usar bem um cartão de crédito.

Todas as decisões que ele toma hoje acabam tendo um reflexo, um impacto lá na frente, no futuro. Ele muitas vezes se esquece que sem fazer o planejamento financeiro, que as prestações todas se somam e podem chegar a um ponto de estrangulamento”, explica Ângelo Corsetti, professor de finanças do Insper.

No total, 83% de quem compra pela internet, paga com cartão de crédito. E 74% dos usuários de cartão dizem que gastariam menos dinheiro se não pudessem parcelar uma compra no cartão de crédito.

Por: G1

By | 2017-05-24T12:00:24-03:00 31 março, 2016|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme