Brasileiro quer consumir mais alimentos em casa durante a Copa

É o que aponta pesquisa da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo). De acordo com o levantamento, os brasileiros pretendem consumir mais alimentos em casa do que em bares e restaurantes durante o evento.

Segundo Fábio Bentes, economista da entidade, a intenção é maior entre as famílias com renda até dez salários mínimos (56,1%). “A principal razão para isso é o comportamento dos preços. Dentro do domicílio a gente tem uma inflação na ordem de 7,6% nos últimos 12 meses, fora do domicílio é de 11,2%. É bem mais salgado se alimentar fora de casa. O turista não tem muito o que fazer, mas o brasileiro vai priorizar a alimentação em casa. Sai mais barato”, explicou Bentes.

A pesquisa para apurar a intenção de consumo das famílias brasileiras em relação à Copa do Mundo foi feita no mês de maio, relativa a 18 mil questionários de entrevistas presenciais em 26 capitais e/ou regiões metropolitanas do País, incluindo o Distrito Federal. Os questionários foram respondidos por famílias de diferentes níveis de renda.

Entre as regiões do País, a Norte mostrou mais intenção de consumo. “Dos 20 itens pesquisados, a Região Norte lidera em 14. Basicamente, a explicação para essa maior intenção de consumo está no fato de o salário médio da região estar crescendo acima da média nacional. Se for considerar os primeiros quatro meses deste ano, houve aumento de 1,8% no salário médio do país no mercado formal de trabalho. Na Região Norte o aumento é de 5,3%. Está tendo, de fato, um efeito renda por trás, não é só empolgação com a Copa do Mundo”, disse, acrescentando que dos 20 itens pesquisados nas cidades-sede, 11 sinalizam maior intenção de consumo.

A pesquisa apontou ainda que de cada grupo de quatro brasileiros, três vão ver a Copa em casa. Para o economista, a inflação alta explica a decisão. “Seria melhor que a Copa tivesse sido aqui em 2010, quando o País estava crescendo mais e a inflação estava mais baixa. Agora, com a inflação mais alta, com crédito mais caro, fica mais difícil viajar mesmo. Ainda assim uma movimentação na ordem de 20 milhões de pessoas é bastante significativa, e vai representar para o setor de serviços um segundo semestre bem melhor do que foi o primeiro. Vai ajudar o setor a recuperar parte da receita que não aconteceu no primeiro trimestre do ano”, avaliou.

Fonte: Agência Brasil
Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-29T07:49:09-03:00 11 maio, 2014|Categories: Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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