Brasileiros gastam mais com eletrodomésticos e carros do que com alimentação e cultura

O levantamento, baseado na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), apontou que os brasileiros destinavam 6,9% do orçamento da família para compra de automóveis.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que os brasileiros têm priorizado seus gastos na compra de remédios, serviços médicos e bens duráveis, como carros e eletrodomésticos. Entretanto, as despesas com alimentação, educação e cultura diminuíram consideravelmente.

O levantamento, baseado na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) de 2008-2009, apontou que os brasileiros destinavam 6,9% do orçamento da família para compra de automóveis. Outros bens duráveis, como eletrodomésticos consumiram 2,1%, enquanto na mesma pesquisa, em 2003, representavam um gasto de 1,9%.

Apesar disso, os brasileiros têm investido menos em cultura e educação e comprando menos alimentos. De acordo com o IBGE, o dinheiro destinado à alimentação baixou de 16,9 para 16,1 por cento, à educação de 3,3 para 2,5 por cento e para cultura e recreação de 1,9 para 1,6 por cento.

Fonte: Administradores.com.br

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme