Cliente padrão do comércio eletrônico é da classe A e tem entre 25 e 34 anos

É o que aponta um levantamento feito pela Officina Sophia Retail, empresa de pesquisas especializada em varejo, com consumidores virtuais. A pesquisa mostrou que os clientes mais frequentes na internet estão na faixa dos 25 a 34 anos, são da classe A e não têm tanta distinção de comportamento entre homens e mulheres.

Isso não anula o crescimento recente da classe C nas compras pela internet, a exemplo do que vem acontecendo no varejo físico. Segundo o estudo, essa faixa já figura com a maior porcentagem dos consumidores que fazem menos de uma compra por mês. Ou seja, ainda compram pouco virtualmente, mas já estão se familiarizando ao serviço.

Outra revelação de destaque é relativa ao hábito de pesquisa online, indicando que 75% dos compradores fazem pesquisas antes de comprar, com apenas 25% efetuando a compra sem pesquisar. Sites de classificados online, como o Mercado Livre, também foram abordados, com 41% dos entrevistados já tendo utilizado esse serviço e, desses, 81% saindo satisfeitos.

Nas entrevistas realizadas, a Officina Sophia Retail identificou cinco principais grupos de shoppers. O mais representativo é o “Experiente Tech”, que já é totalmente habituado à internet e realiza boa parte de suas compras pelo smartphone, visitando grande quantidade de lojas e mais interessado em ver novidades do que pesquisar preço.

Outros grupos são os dos “Oportunistas”, composto por pessoas menos experientes, mas que têm alta frequência de compra, os “Experimentadores”, que realizam compras mais impulsivas, os “Fieis”, que visitam menos lojas para comprar nas que já confiam, e os “Negociadores”, que costumam usar o varejo online para pesquisa de preço e consequente negociação na loja física.

Por: Supermercado Moderno

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme