Clientes finais relacionam consumo consciente a corte de compras por impulso

Segundo a pesquisa Consumo Consciente, realizada com 1.520 homens e mulheres das classes A, B e C, 63,5% dos consumidores brasileiros acreditam serem eles próprios os maiores responsáveis por atitudes de conscientização do consumo. Os outros agentes mais citados são o governo, com 57,1% de citações, empresas brasileiras (45,9%) e empresas multinacionais (45,3%). Os dados são da Shopper Experience, responsável pelo levantamento em parceria com a revista Consumidor Moderno.

No âmbito econômico, o ato de evitar compras por impulso foi apontado por 57,5% dos consumidores como principal medida para um consumo mais consciente. Uso consciente do crédito (48,9%), controle de dívidas (49,2%), alocação consciente do orçamento familiar (48,1%) e poupar parte dos ganhos (47,8%) foram outras atitudes mencionadas, além de pedir nota fiscal (37,0%).

Empresas mais conscientes

Os consumidores também foram perguntados sobre as empresas que mais representam a ideia de consumo consciente. Entre os supermercados, o Pão de Açúcar ficou em primeiro lugar, com 29,9% de citações. Já entre os hiper, o Walmart liderou, com 15% de citações.

Programas de educação financeira voltados ao consumidor, com 48,4% de menções, são a atitude empresarial mais apontada pelos consumidores para identificar relação com o consumo consciente. Programas de capacitação socioambiental também foram citados, por 48%, assim como doações para entidades filantrópicas (22,7%).

Por: Supermercado Moderno

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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