Compras ficaram mais caras neste ano para 76% dos latino-americanos

Pesquisa da Kantar Worldpanel também identificou que, no Brasil, 49% dos lares têm alguma dívida para pagar, enquanto a Argentina e Chile registram 55% e 58%.

Na América Latina, 76% dos latino-americanos sentiram aumento nos preços em suas compras. O dado é do estudo Consumer Watch 2015, realizado pela Kantar Worldpanel, em 10.344 lares das principais cidades da região. Segundo o levantamento, 43% tiveram uma diminuição na renda mensal e 35% cortaram seus gastos com diversão. Além disso, 29% ficaram desempregados ou tiveram algum membro da família sem emprego no período e 18% passaram a utilizar mais o cartão de crédito na hora de fazer suas compras.

Redução de despesas

O estudo mostra um crescimento de 8 p.p. (pontos percentuais) na quantidade de pessoas da América Latina que estão tentando poupar. No ano passado, 67% se preocupavam em reduzir as contas. Neste ano, o índice passou para 75%, sendo o mais altos dos últimos cinco anos.

O Brasil é o Pais que vai destinar a maior parcela da sua renda à poupança: entre 11% e 20%. Países como Colômbia e Bolívia pretendem poupar cerca de 5% da sua renda familiar, enquanto o Peru e México estão com expectativas de 6% e 10%.

Dívidas

A pesquisa revela que muitos lares latino-americanos estão com algum tipo de dívida a pagar. Só no Brasil, 49% da população está endividada, a Argentina registra 55% da população com contas acima do que ganham e o Chile, 58%. Todos esses países são responsáveis por manterem a média da região em 52%.

Comparado com o ano anterior, o México registrou um crescimento de 11 p.p. em sua população endividada, seguida da Venezuela, com 10 p.p. e Colômbia com 7p.p. Já o Brasil teve uma redução de 9 p.p..

Principais preocupações

A pesquisa identificou que 56% dos latinos estão preocupados com a insegurança e violência de seu país, seguido do temor do aumento dos preços, com 46%. Já 42% se preocupam com a saúde. O latino-americano continua mais aflito com a crise financeira do que com o aquecimento global. Este ficou na 5º colocação na região, com 32% de importância, sendo ultrapassado pela crise, que ficou em 4º lugar, com 38%.

Já no Brasil, 64% da população se mostra preocupada com a insegurança e violência do País. Em 2010, eram 60%. A saúde foi outro aspecto que ganhou bastante importância para os brasileiros em 2015, ela aparece em segundo lugar com 49%, já em 2010, era de 44%.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-28T08:42:08-03:00 20 junho, 2015|Categories: Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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