Consumidor busca produtos mais caros e está menos fiel à marca

Essas são as duas maiores mudanças no comportamento do consumidor nos últimos tempos, conforme nova pesquisa do Credit Suisse sobre tendências de consumo na América Latina, segunda região que mais vai contribuir para a expansão global da classe média, depois da China.

A pesquisa mostra que a mobilidade social não só está resultando em mudança no consumo, como gradualmente em mais sofisticação nos padrões de compra. E o resultado é que as despesas de marketing e comercialização das companhias deverão continuar a aumentar, e varejistas precisarão se adaptar a novos formatos de demandas.

Para o Credit Suisse, o Brasil é um bom exemplo. Famílias com até US$ 3 mil de renda anual limitam suas compras a um pouco mais de suas necessidades básicas. Mas quem ganha entre pouco mais de US$ 3 mil e US$ 15 mil, ou 59% da população, a busca por produtos com valor agregado vem aumentando. Ou seja, o consumidor brasileiro compra não apenas mais aparelhos de TV ou refrigeradores, e sim produtos mais caros como televisores de telas grandes e com mais opções.

A pesquisa do banco suíço mostra que só uma pequena porção dos consumidores preferem uma única marca de produto. Entre 33 categorias de produtos pesquisadas no Brasil, a parcela de consumidores leais a uma marca ficou acima de 50% apenas em oito categorias. Entre os que mostraram mais propensão a mudanças, o preço foi a principal razão em apenas cinco categorias de produtos.

Os analistas do Credit Suisse avaliam que a “falta de lealdade pode intensificar-se”. O novo consumidor parece inclinado a testar mais opções antes de fazer sua escolha. E consumidores jovens tipicamente são mais abertos a novidades.

Crescente número de consumidores na América Latina está migrando para conexões de internet mais rápidas, e isso significa mais oportunidades para as companhias que operam no mercado de comércio eletrônico. O banco acredita que o comércio eletrônico manterá crescimento de duplo dígito e ganhará fatias de negócio do varejo tradicional, cada vez mais.

Por: Valor Econômico

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About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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