Consumidores latinos estão menos fiéis às marcas

Estudo da Bain & Company revela dificuldades para fidelizar clientes.

De acordo com a pesquisa “Management Tools & Trends 2015”, elaborado pel consultoria Bain & Company, os consumidores da América Latina estão menos fiéis às marcas. A partir de entrevistas com 1067 executivos do mundo todo, inclusive de Brasil e México, 68% deles acreditam que seus clientes não se atêm mais a uma marca determinada na hora da escolha. O número subiu em relação aos 63% registrados há dois anos.

No Brasil, em especial, o dado apurado pelo estudo ajuda a constituir um cenário desafiador para as marcas. Por conta da crise, muitos consumidores, principalmente na classe C, estão desacelerando seus gastos, tendendo a dar preferência ao preço do que ao nome nas etiquetas.

Em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente passa a ser mais importante”, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company. O especialista ainda reitera que, mesmo com o período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. “Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade”, afirma.

Por: Propmark

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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