Consumo de chá aumenta e se sofistica no Brasil

O chá quente, vendido em saquinho ou a granel, começa a conquistar os brasileiros. Segundo dados da Euromonitor, o consumo no país cresceu 16% em volume, para 3 mil toneladas, entre 2009 e 2011. Em valor, o aumento foi bem mais expressivo – de 72%, para US$ 516 milhões. Sinal de que o consumidor está escolhendo produtos mais caros – os sabores tradicionais, como camomila e hortelã, vêm dando lugar a flores e frutas e outras misturas de maior valor agregado.

O avanço do consumo da bebida no Brasil superou a média mundial – de 12% em volume e 25% em valor entre 2009 e o ano passado – e os percentuais verificados em países como os Estados Unidos, onde as altas foram de 7% e 9,6%, respectivamente. Apesar da expansão, o mercado brasileiro ainda está na lanterninha global. De acordo com a Euromonitor, o consumo per capita ao ano no Brasil é de apenas 8,5 xícaras – menor volume considerando um ranking de 52 países. O primeiro da lista é a Turquia, com 1,6 mil xícaras por pessoa.

Fonte: Valor Econômico

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-29T07:56:29-03:00 08 julho, 2012|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme