Consumo: roupas são os produtos mais parcelados no Brasil

As roupas são os produtos que os consumidores mais parcelam no Brasil. Segundo pesquisa realizada em 2012 pela Fecomércio-RJ/Ipsos, dos consumidores que estavam pagando alguma parcela, 23% afirmou que o destino era o pagamento de itens de vestuário.

Em segundo lugar estão os eletrodomésticos (20%), seguidos pelos veículos (18%) e móveis (14%). As dívidas também fazem parte da lista, com 10% das citações. Eletrônicos (10%), itens para reforma da casa (8%) e alimentos (7%), também são pagos, com frequência, via parcelamento.

Pagando parcelado

O parcelamento, entretanto, não sofreu grande variação nos últimos anos. Se na edição de 2008 da pesquisa 32% dos entrevistados haviam afirmado que estavam pagando algum tipo de parcelamento, em 2012 o percentual subiu para 37%.

Na mesma linha, o percentual de renda comprometida com esses pagamentos também cresceu no período, de 24% em 2008, para 27% neste ano. No entanto, o tipo de crédito escolhido pela maioria mudou nesses anos. Em 2008, 52% dos entrevistados optavam pelo financiamento direto na loja (ou carnê) e apenas 18% usavam o cartão de crédito. A pesquisa deste ano mostra inversão: atualmente 41% usam o cartão de crédito, ao passo que 37% recorrem ao financiamento em loja.

Pesquisa de preços e de taxas

A pesquisa também revelou que se em 2008 72% dos brasileiros pesquisavam os preços à vista antes de efetuar o parcelamento, este ano, apenas 64% responderam que se preocupam em comparar custos à vista e a prazo antes de parcelar. Analisar as diferentes taxas de juros do mercado também não é uma atitude popular e perdeu adesão: de 54%, em 2008, para 43%, neste ano.

A pesquisa

Realizada anualmente, a pesquisa contou com mil entrevistados de 70 cidades brasileiras, incluindo nove regiões metropolitanas.

Fonte: InfoMoney

Enhanced by Zemanta
By | 2017-05-29T07:56:59-03:00 11 junho, 2012|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme