Executivos preferem a mídia impressa

Apesar de serem usuários ativos da internet, líderes de empresas acreditam que veículos impressos têm mais credibilidade.

executivos-preferem-a-midia-impressa

Apesar de inserirem a internet e as redes sociais em sua rotina diá­ria, ainda é na mídia impressa que os líderes de empresas e executivos mais confiam para formar sua opinião. A mais recente edição da pesquisa Impacto nas Mídias, promovida pelo departamento de levantamentos e sondagens do Grupo Máquina, mostra que 81% dos entrevistados apontam o jornal como o veículo de mais credibilidade, enquanto somente 7% creem na veracidade das mídias digitais como meio de informação.

O estudo, que está em sua quarta edição e foi realizado com 226 profissionais que ocupam cargos de liderança em empresas brasileiras, também mostra que, apesar do crescimento do consumo simultâneo de mídias (digital e papel), os novos meios de comunicação não parecem tirar o espaço dos tradicionais. Para 70% do público, ler jornais é um hábito diário. O tradicional rádio também é companheiro de todos os dias de 81% dos entrevistados. A internet, no entanto, é presente no cotidiano da maioria desses executivos: 97% dos pesquisados declararam acessar sites de notícias com frequência.

A pesquisa do Grupo Máquina questionou, também, se esses profissionais planejam substituir por completo os veículos impressos pelos digitais. Para 49%, é importante conciliar as duas fontes de informação. Somente 14% declararam já ter abandonado o papel para se informar.

A pesquisa também mapeou quais os veículos (ou produtos) que mais influenciam a opinião desses executivos. Veja o resultado:

Revistas
Veja – 35,9%
Exame – 29,5%
Carta Capital – 8%
Piauí – 7%
Época – 3,5%
Época Negócios – 2,7%
IstoÉ Dinheiro – 2,7%
Superinteressante – 2,7%
Você S/A – 2,2%
IstoÉ – 0,9%
Outras – 4,9%

Jornais
Folha de S.Paulo –37,2%
Estado de S.Paulo – 29,2%
Valor Econômico – 25,2%
O Globo – 4,9%
Brasil Econômico – 0,4%
Correio Braziliense – 0,4%
Outros – 2,7%

Telejornal
Jornal Nacional (Globo) – 35%
Jornal das Dez (GloboNews) – 21,2%
Jornal da Globo (Globo) – 13,3%
Bom Dia Brasil ( Globo) – 7,5%
Jornal da Cultura (Cultura) – 6,2%
Jornal da Band (Bandeirantes) – 5,3%
Jornal Hoje (Globo) – 1,9%
Jornal da Record (Record) 0,9%
Jornal do SBT (SBT) – 0,9%
Outros – 8%

Rádios
CBN – 54,4%
BandNews – 22,6%
Jovem Pan – 7,5%
Bandeirantes – 6,2%
Globo – 3,1%
Estadão – 2,2%
Outras – 4%

Agências/ Sites de Notícias
Agência Estado – 23%
UOl – 23%
G1 – 14,2%
Folha – 6,6%
Reuters – 5,8%
Globo.com – 5,3%
Portal Exame – 4,9%
Bloomberg – 4,4%
Valor Online – 3,5%
Veja.com – 1,8%
R7 – 1,3%
iG – 0,4%
Outros – 5,8%

Por: Meio & Mensagem

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme