Fabricantes ampliam versões exclusivas para o Nordeste

O crescimento de 20% da classe média na região entre 2002 e 2012, segundo dados do Datapopular, continua incentivando as indústrias a lançarem versões específicas para os estados nordestinos. Um exemplo é Mondelez, que recentemente colocou no mercado nordestino o Trident unitário. A companhia identificou em pesquisas que 40% do mercado de gomas de mascar é de produtos que custam menos de R$ 1. A novidade custará R$ 0,30. Já o pacote com cinco unidades custa R$ 1,30. A fabricante já possuiu sabores exclusivos para o nordeste na linha de refrescos em pó Tang: o cajá e o graviola. Juntos, ambos representam 9% do volume de vendas da marca, conforme dados da consultoria Nielsen

Outra indústria que tem versões para a região é a ASA, que comercializa as misturas para bolo regionais, como o Souza Leão, pé-de-moleque e milho, além do cuscuz com sabores. “O Nordeste hoje representa mais de 15% das vendas dos produtos da empresa. Também vendemos o sabão com fragrância de lavanda, que tem uma enorme aceitação no Nordeste”, conta Wagner Mendes, gerente de Marketing da ASA. “ 18 anos, fizemos uma pesquisa sobre hábitos de consumo nessa região porque já enxergávamos o seu potencial. A partir daí, demos início à criação dos produtos”, afirma.

As margarinas também possuem uma característica própria no Nordeste. Precisam ter gosto mais acentuado, maior cremosidade e coloração mais amarela. Também devem ser resistentes às altas temperaturas. “Foi daí que surgiu a Deline, marca exclusiva para o Norte e Nordeste”, conta Luiz Franco, gerente executivo da linha, fabricada pela BRF. O Norte e Nordeste do País respondem por 30% de todo o consumo brasileiro de margarinas. “Com o aumento da demanda, daremos início à realização de publicidades específicas para a região e a patrocínios de festas populares, como o São João de Caruaru”, afirma o executivo. A produção acontece na unidade de Vitória de Santo Antão.

Fonte: Diário de Pernambuco

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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