Intenção de consumo das famílias paulistanas cresce em julho

O índice, apurado pela FecomercioSP, atingiu 78,2 pontos.

Segundo pesquisa da Entidade, na comparação com julho de 2016, nível atual e perspectiva de consumo no futuro apontam altas de 41,9% e 41,1%, respectivamente, enquanto perspectiva profissional registra queda de 0,6%.

O ICF (Índice de Intenção de Consumo das Famílias) voltou a subir em julho ao atingir 78,2 pontos, 0,6% superior aos 77,7 pontos registrados em junho. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, houve forte crescimento de 20,2%, quando o ICF se situava em 65 pontos. O ICF é apurado mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) e varia de zero a 200 pontos, sendo que abaixo de 100 pontos significa insatisfação e acima de 100, satisfação em relação às condições de consumo.

Dos sete itens analisados pelo ICF, cinco registraram pontuações superiores às de junho. O item que mais evoluiu foi o momento para duráveis, que passou de 52,9 pontos em junho para 55,2 pontos em julho, alta de 4,4%. Apesar de subir pelo terceiro mês consecutivo, o patamar de insatisfação ainda é elevado, já que são 70% dos paulistanos que consideram um mau momento para compra de bens como geladeira, TV, fogão etc. Uma melhora em relação há um ano, quando esse porcentual era de 79%. Na comparação com julho do ano passado, o indicador avançou 42,8%.

De acordo com a FecomercioSP, o desempenho de julho indica que o quadro político agravado no mês de maio não impactou significativamente na intenção de consumo dos paulistanos. O quadro atual mostra, segundo a entidade, que uma parcela de paulistanos reduziu o grau de pessimismo sobre as suas condições econômicas em relação há um ano e ampliou os gastos.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-07-30T20:37:51-03:00 31 julho, 2017|Categories: Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme