Intenção de consumo das famílias recua ao menor patamar desde 2009

Indicador caiu 14% em março, no confronto anual; dois índices da pesquisa, porém, apresentaram melhora: emprego atual e perspectiva profissional.

A intenção de consumo das famílias que vivem na cidade de São Paulo chegou a 105,7 pontos em março, uma queda de 2,3% em relação a fevereiro e de 14% sobre março do ano passado. É o pior resultado do Índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), calculado pela Fecomercio-SP desde agosto de 2009.

A entidade atribui o movimento ao atual cenário socioeconômico de baixo crescimento, associado à pressão inflacionária sobre os alimentos, à crise hídrica, aos reajustes nos transportes, na energia elétrica e na gasolina.

Entre os componentes do ICF, três atingiram o menor valor da série histórica e estão na zona de insatisfação (abaixo dos cem pontos).

  • Nível de consumo atual: 77,1 pontos (-9,7%);
  • Perspectiva de consumo: 91,2 pontos (-3,5%);
  • Momento para duráveis: 82,3 pontos (-0,6%).

Os juros elevados dos financiamentos provocam sensação de inoportunidade para aquisição de eletrodomésticos e eletrônicos. Ainda na comparação mensal, os itens Acesso ao crédito (-0,6%) e Renda atual (-7,5%) seguiram a tendência de queda.

Alguns componentes do levantamento apresentaram melhora:

  • Emprego atual: +3%;
  • Perspectiva profissional: +1,1%.

Renda – A intenção de consumo das famílias com renda abaixo de dez salários mínimos mostrou queda de 1,7% na comparação mensal, para 103,6 pontos. Já as famílias com renda acima de dez salários mínimos foram as que mais sentiram as perspectivas econômicas desfavoráveis, recuo de 4,3% (106,3 pontos).

A ICF é apurada mensalmente pela a partir de dados coletados junto a 2,2 mil consumidores no município de São Paulo.

Por: Cidade Biz

By | 2017-05-28T09:48:34-03:00 24 março, 2015|Categories: Consumo, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme