Maioria da classe C não compra mais em função de ofertas

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Promoções de supermercados e outros tipos de comércio já não influenciam a maioria dos consumidores da classe C a aumentar a quantidade de um determinado produto que costuma adquirir. É o que aponta pesquisa da Boa Vista SCPC sobre hábitos de consumo e controle de finanças desse público. O levantamento foi realizado de forma eletrônico com mil pessoas com esse perfil sócio-econômico. De acordo com o estudo, 57% afirmam que as ofertas não determinam a aquisição de um produto além do que foi planejado.

Contudo, o consumidor pesquisa preços para adquirir produtos, de uma maneira geral. Os tabloides de ofertas, por exemplo, são utilizados para comparação de valores por 67% dos entrevistados. Essas pessoas declaram que a maior parte dos produtos adquiridos é decorrente de promoções. Mas, paralelamente, também é avaliada a qualidade em relação ao preço cobrado, como afirmam 83% dos consumidores da classe C. A variedade também conta para 69% (vale lembrar que as o levantamento é de múltipla escolha). “Esses comportamentos revelam que a maioria dos consumidores vem usando as informações e promoções a seu favor, e não consumindo por ímpeto, arriscando o controle de seu orçamento e a sua reputação no crédito”, analisa Dorival Dourado, presidente da Boa Vista SCPC.

Não é à toa que 85% dos consumidores da classe C controlam o quanto ganham e gastam no mês. O estudo também identificou que 79% dessa classe econômica avalia o quanto do orçamento já está comprometido até o pagamento da última parcela, antes de efetuar uma nova dívida. Também foi identificado que 94% realizam pesquisa de preço antes de uma compra e 72% consideram se o valor da parcela caberá no orçamento.

Para Dourado, o consumidor está mais maduro e preocupado com planejamento e controle dos gastos, o que pode ser um reflexo, entre outras coisas, dos picos de inadimplência registrados em anos anteriores. O presidente da empresa lembra que, nos últimos cinco anos, o brasileiro da classe C passou a ter mais acesso ao crédito e descontrolou-se. Agora, está aprendendo gradativamente que o crédito é bom, se usado com disciplina e controle.

A classe C também está mais consciente das taxas de juros cobradas nos parcelamentos. É o que afirmam 58% dos respondentes da pesquisa. E nada menos do que 66% consideram que, na hora de financiar algum produto, o mais importante é a taxa de juros, enquanto 34% dizem que consideram sobretudo o valor da parcela. Ainda persiste o hábito da pechincha, apontado por 80% dos particpantes do levantamento.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-28T09:52:20-03:00 13 janeiro, 2015|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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