Marcas perdem espaço para preço

Pesquisa da consultoria Bain & Company com executivos latino-americanos mostra que, na percepção das empresas, o consumidor está menos fiel.

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Menos fiel à marca e mais atento a preço. Esse é o perfil predominane dos consumidores identificados no levantamento realizado pela consultoria Bain & Company sobre o comportamento dos consumidores latino-americanos: “Management Tools & Trends 2015”.

De um total de 1.067 executivos entrevistados em 2014, do mundo todo com recorte para Brasil e México, a pesquisa identificou que 68% dos executivos acreditam que seus consumidores não se atêm mais a uma determinada marca na hora da escolha. O número subiu em relação aos 63% registrados há dois anos.

No Brasil, por conta da crise, muitos consumidores, principalmente na classe C, estão desacelerando seus gastos, tendendo a dar preferência ao preço do que ao nome nas etiquetas. “Em épocas de consumo mais retraído, ‘provocar’ o cliente passa a ser mais importante”, comenta Alfredo Pinto, sócio da Bain & Company.

O especialista ainda reitera que, mesmo com o período turbulento, a estratégia deve ser sempre focada em crescimento. “Deve-se sempre pensar: estou maximizando as vendas ao máximo? O que mais posso fazer? Crescer precisa ser prioridade”, afirma.

Por: Meio & Mensagem

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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