Marcas próprias já são consumidas em mais de 22,4 milhões de lares

Esse total representa 53,2% dos domicílios existentes no Brasil, no primeiro semestre de 2011, quando a pesquisa foi feita pela Nielsen. Alimentos e Limpeza Caseira são as cestas onde as marcas próprias têm maior participação, 6,1% e 5,8%, respectivamente.

Entre as categorias com mais shoppers que compram marcas próprias está a de papel higiênico e biscoitos.

Mas o destaque fica com a cesta de Higiene e Beleza. Foi a que mais cresceu, indo de 4,3% em 2010, para 4,8% em 2011. Creme dental, refrigerante e suco pronto foram as categorias que mais conquistaram shoppers de um ano para o outro, com marcas próprias.

Marcas próprias elevam espaço na cesta de compras

Segundo pesquisa da Nielsen, as marcas próprias vem conquistando mais espaço na lista de compras dos brasileiros. No primeiro quadrimestre deste ano, o segmento registrou aumento de 14,7% em comparação com o mesmo período de 2010, o que significa uma participação de 4,6% nas receitas do setor varejista.

Para Dorival Kulicheski, gerente da área de desenvolvimento de inteligência de mercado da ALLIS – empresa especializada no desenvolvimento de soluções para pessoas e serviços, esse desempenho nas vendas é o reflexo da confiança do consumidor e do reconhecimento destas marcas, que trazem os mesmos atributos dos produtos de referência.

Por conta disso, Kulicheski ressalta o que sua empresa costuma fazer para conhecer esse mercado. Entre as medidas estão o mapeamento de qualquer mercado, inclusive o de marcas próprias; o desenvolvimento de um projeto de gestão integrada ao trade, envolvendo desde a estruturação de uma equipe especializada para trabalhar a marca no ponto de venda e o acompanhamento de sua jornada para avaliar a efetividade do trabalho, até o monitoramento diário destes produtos no mercado.

Fonte: Supermercado Moderno

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By | 2017-05-29T07:57:16-03:00 19 maio, 2012|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Marca, Mercado, Pesquisas|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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