Mercado de balas e chicletes supera R$ 10 bilhões em faturamento

Uma pesquisa da consultoria Mintel mostra que o segmento no Brasil registrou um faturamento de R$ 10,8 bilhões em 2012. Em 2011, o valor foi de R$ 10,2 bilhões, contra um pouco mais de R$ 8 bilhões em 2007.

Já para o futuro, a previsão também é positiva: a Mintel espera que a receita do mercado apresente um crescimento médio de 5% ao ano, alcançando picos de 6% em 2014 e 2016, quando ocorrerão, respectivamente, a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Em 2017, prevê-se que o mercado represente mais de R$ 14 bilhões em vendas.

De acordo com a Mintel, o mercado apresentou rápido desenvolvimento no faturamento de 2007 a 2012, enquanto o volume de vendas se manteve praticamente estável. “Além da elevação dos preços dos insumos da categoria, principalmente açúcar, essa valorização também foi apoiada pelo aumento da renda média da população e pela crescente oferta de produtos mais caros e de melhor qualidade”, afirma Jean Manuel Gonçalves da Silva, analista de Alimentos Sênior da Mintel.

O preço médio da categoria também cresceu 23% entre 2007 e 2011, de R$ 33 por quilo, para R$ 44. Para comparação, dados da Mintel revelam que os chocolates seguiram essa tendência com 20% de valorização no mesmo período (de R$ 22 a R$ 26 por quilo), contra mais de 28% de aumento de preço do quilo da categoria de biscoitos, que passou de R$ 7 em 2007, para R$ 9 em 2011.

O relatório também aponta que os brasileiros são abertos a novos sabores e produtos, especialmente os consumidores de 16 e 24 anos. De fato, 76% dos brasileiros desse grupo etário afirmam que gostam de provar novos tipos de chicletes e balas.

As balas são mais consumidas que chicletes: 40% dos brasileiros tendem a consumir uma bala por semana, enquanto que 30% mascam chiclete na mesma frequência.

De acordo com o Banco de Dados Global de Novos Produtos da Mintel, lançamentos em balas e chicletes cresceram 40% entre 2007 e 2011 no Brasil, enquanto nos Estados Unidos a quantidade de novos produtos que chegaram ao mercado caíram 50% no mesmo período de tempo.

Especificamente na categoria de gomas de mascar, o relatório também indica que boa parte dos consumidores está inclinada a comprar produtos sem açúcar, os quais representaram cerca de 44% dos volumes de venda em 2011.

Por: Supermercado Moderno

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By | 2017-05-29T07:54:27-03:00 06 fevereiro, 2013|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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