Mercado global de luxo deve crescer cerca de 4% neste ano

No primeiro trimestre, o aumento foi de 3%. Brasil continua liderando no segmento na América Latina.

O mercado de luxo cresceu 3% no primeiro trimestre de 2015, segundo estudo da Bain & Company “Worldwide Luxury Markets Monitor, 2015 Spring Update”. De acordo com o levantamento, o segmento apresentará alta de 2% a 4% até o final deste ano, mantendo-se a taxa de câmbio constante. Para as Américas, a estimativa é menor, entre 1% e 3%. Segundo a consultoria, apesar do desempenho mais dinâmico do México, o Brasil continua em posição de liderança na América Latina.

O número de consumidores de bens pessoais de luxo passou de 140 milhões para 350 milhões somente nos últimos 15 anos. Só no ano passado o mercado mundial do setor atingiu € 224 bilhões em receita, sendo metade desses gastos registrados por compras turísticas.

Apesar dos números expressivos, os consumidores estão reformulando seu comportamento em relação aos preços dos produtos. “A percepção do produto não mudou, mas a consciência de preço aumentou drasticamente. Assim, os consumidores tendem a ser mais cuidadosos sobre quando e onde vão comprar algo. No entanto, uma parte relevante das vendas da indústria ainda são as compras por impulso”, diz Cláudia D’Arpizio, sócia da Bain & Company em Milão e principal autora do estudo.

Os impostos de luxo deliberados pelo governo e as flutuações cambiais impactam diretamente a precificação. O Brasil e a China estão entre os países mais atingidos, apresentando maior discrepância em relação aos Estados Unidos e Europa. No caso do Brasil, a variação chega até a 40%.

A tendência global é reduzir e estabilizar os diferencias de preços, mas a volatilidade da moeda brasileira é um constante obstáculo. “A solução para alguns distribuidores do Brasil é semanalmente, por exemplo, ajustar os preços de acordo com dólar americano”, avalia Cláudia.

Por: Supermercado Moderno

By | 2017-05-28T08:36:40-03:00 29 junho, 2015|Categories: Comportamento do consumidor, Consumo, Mercado|Tags: , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme