Participação de importados no consumo do brasileiro atinge recorde

participacao-de-importados-no-consumo-do-brasileiro-atinge-recordeA participação dos produtos importados no consumo do brasileiro atingiu 22,5% no primeiro trimestre de 2014, segundo divulgou a Confederação Nacional da Indústria (CNI). O resultado é o mais alto da série histórica, iniciada em 2007, de acordo com o estudo Coeficientes de Abertura Comercial publicado há pouco. O aumento foi de 0,4 ponto porcentual ante o último trimestre do ano passado, quando ficou em 22,1%.

Para a CNI, o estudo aponta que “a indústria nacional não consegue competir com as estrangeiras e está perdendo importância nos mercados internos e externos”. Na comparação com o primeiro trimestre do ano passado, a participação dos importados cresceu 1,4 ponto percentual no início de 2014.

O resultado foi puxado, segundo a entidade, pelo aumento no Coeficiente de Penetração de Importações na indústria de transformação, que subiu de 20,5% nos últimos três meses de 2013 para 20,9% no primeiro trimestre deste ano. No mesmo período, o coeficiente de importações na indústria extrativa caiu de 57,5% para 54,9%.

Exportações. O coeficiente de exportação da indústria, que mede a participação das vendas externas no valor da produção industrial, ficou estável. Para a CNI, o índice só não caiu devido à desvalorização do real frente ao dólar no primeiro trimestre. O coeficiente ficou em 19,8% no primeiro trimestre, muito próximo dos 19,7% do final do ano passado.

Na indústria extrativa, o coeficiente de exportação caiu 1,4 ponto porcentual em relação ao último trimestre de 2013 e foi de 69,3% nos primeiros três meses de 2014. Na indústria de transformação, o coeficiente ficou estável em relação ao fim do ano passado, em 16%.

Por: Estadão

By | 2017-05-29T08:03:57-03:00 08 maio, 2014|Categories: Consumo, Mercado, Pesquisas|Tags: , , |0 Comments

About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

Leave A Comment

Avada WordPress Theme