Região Sul deve consumir mais

Pesquisa indica que gasto com itens masculino, feminino ou infantil chegue a R$ 897,58 por morador durante ano de 2013.

Os moradores do Sul devem ser os brasileiros que mais vão gastar com a compra de itens de vestuário em 2013. Segundo pesquisa do Ibope Inteligência, a expectativa anual de consumo de itens de vestuário masculino, feminino ou infantil de cada morador é de R$ 897,58 per capita.

Na comparação com o ano anterior, quando a previsão de consumo para os moradores de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina foi de R$ 791,56, a elevação registrada é de 13,4%. Para este ano a expectativa de consumo de vestuário do brasileiro é de R$ 786,39 per capita, quase 15% menor do que a registrada no Sul.

De olho nesse mercado, companhias de todo o país estão investindo na região e apostando na moda como diferencial para conquistar os consumidores.

  • Nos últimos anos, o brasileiro teve um aumento do poder de compra e se tornou cada vez mais exigente. Hoje o consumidor não leva em conta apenas o preço na compra de um produto, mas também diferenciais como qualidade, design e prestígio da marca – diz a gerente de marketing do Iguatemi Florianópolis, Tavane Sakamoto.

Apesar de um revés no mês de maio, quando houve queda de 19,7% nas vendas do setor na comparação com abril, os dados da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) indicam que o ano é positivo para as fabricantes de vestuário catarinenses. No acumulado do período janeiro/maio de 2013 o faturamento do setor cresceu 6,6% na comparação com o mesmo período do ano passado. Nos cinco meses a indústria catarinense como um todo cresceu apenas 0,2%.

Público masculino está mais antenado

Os homens estão consumindo mais itens de vestuário. Além disso, estão mais exigentes, informados sobre o assunto e adquirindo a chamada cultura de moda.

  • Eles estão evoluindo muito rapidamente na maneira de se vestir. Isso ocorre tanto pelo aumento de oferta de informação quanto pela elevação da renda da população – diz o consultor Rafael Vieira, da Alphaiate Consultoria de Imagem Masculina.

Dados divulgados pela Consultoria britânica Market Line indicam que o mercado de moda masculina no país deve crescer 38% até 2017 – comparando com o ano passado.

Os acessórios, geralmente menos comuns entre o público masculino, também ganham mais espaço.

  • Pulseiras e colares começam a ser mais valorizados, principalmente pelo público mais jovem, que deseja agregar mais personalidade na maneira de vestir. No verão, veremos homens com acessórios de materiais como o couro ou o aço.

Apesar dos avanços, Rafael diz que alguns clássicos do guarda- roupa masculino permanecem. Alguns exemplos são o jeans índigo e a camisa e camiseta brancas.

Por: Diário Catarinense

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By | 2017-05-28T11:24:22-03:00 03 setembro, 2013|Categories: Consumo, Design, Mercado, Pesquisas|Tags: , , , |0 Comments

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Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

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