Relatório desvenda comportamento do webconsumidor

O Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Bens de Consumo – IBEVAR realizou esta semana um worshop em que apresentou um relatório com os resultados do monitoramento do comportamento do consumidor no varejo online, apresentado pela e-bit, com apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (câmera e-net) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

Dentre os aspectos apontados estão o valor médio do ticket, itens mais comprados, possíveis motivos de escolha de determinada marca ou loja, incluindo índices de latência (tempo entre pesquisa de produto e a efetivação da compra, abandono de carrinho e porque ocorre, entre outros), o índice de inflação lançado para avaliar o preço, faturamento e, como não poderia deixar de ser, a análise do setor de compras coletivas.

O relatório do Índice Fipe Buscapé apontou uma deflação de -9,75% no e-commerce brasileiro. Entre os desafios discutidos entre os presentes estavam entender os desafios dos Multicanais, tanto para o varejo virtual, como o físico; questões ligadas à privacidade do consumidor na rede; a preocupação em não criar uma geração que só compra em promoção, entre outro.

Com mais de 300 mil questionários aplicados nos últimos meses, para avaliar o crescimento da venda de bens de consumo via internet, o relatório semestral da Webshoppers consolidou os seguintes resultados em 2011:

Faturamento: O comércio virtual faturou R$ 18,7 bilhões, 26% a mais do que em 2010;

Clientela nova: 9 milhões de novos consumidores passaram a comprar em lojas virtuais, 61% pertencem à classe C;

Ticket: Houve queda no ticket medido para R$ 350,00, contra R$ 356,00 do ano anterior;

Cesta: A cesta de compras do consumidor on line tem muitos produtos eletro-eletrônicos. No ranking das mais vendidas estão Eletrodomésticos, Informática, Eletrônicos, Cosméticos e Perfumaria/ Cuidados Pessoais e Moda & Acessórios. Com significativa ascensão nas vendas de moda e acessórios.

Campanhas: Funcionaram campanhas promocionais em novembro (Black Friday) e em Dezembro Boxing Day (após o Natal) que movimentaram R$ 158 milhões de reais, percentual 91% maior do que no mesmo período do ano passado;

Perspectivas: Espera-se que até o final de 2012 este mercado alcance um faturamento de R$ 23,4 bilhões (crescimento de 25%). No primeiro semestre, período onde acontece 45% das vendas do ano espera-se chegar a R$ 10,4 bilhões de faturamento. Mas continuará o movimento de redução do ticket médio, chegando a R$ 340,00.

Compras Coletivas

Perfil: Cerca de 10 milhões de pessoas compraram via site de Compras Coletivas em 2011

Faturamento: Este segmento faturou R$ 1,6 bilhão;

Cupons: vendeu 20,5 milhões de cupons com ticket médio de R$ 78,00;

Perfil do consumidor: 64% dos compradores de cupons são mulheres; a faixa média de idade é de 39 anos; e a renda familiar está em torno de R$ 4.000,00.

30% mais brasileiros fazem compras pela internet

O número de pessoas que consomem pela internet aumentou 30% no ano passado em relação a 2010. A pesquisa também revelou que entre as categorias de sites analisados, os comparadores de preços foram os mais procurados pelos compradores, pois um em cada três consumidores fez pesquisas nesses sites em dezembro de 2011.

O estudo aponta, ainda, que no último mês do ano, foram realizados 6,9 milhões de buscas, um aumento de 37% frente a dezembro do ano passado.

O comércio eletrônico no Brasil fechou 2011 com faturamento de R$ 2,7 bilhões, um crescimento de 26% em relação ao ano anterior, de acordo com dados da empresa de análises e-bit.

A modalidade foi destaque nos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro de 2011. De acordo com os dados, o setor cresceu 3,4% no ano passado – com um empurrãozinho das vendas de Natal, que levaram o PIB do setor a crescer 0,7% só nos últimos três meses do ano.

Fonte: Consumidor Moderno

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About the Author:

Mestre em Economia, especialização em gestão financeira e controladoria, além de MBA em Marketing. Experiência focada em gestão de inteligência competitiva, trade marketing e risco de crédito. Focado no desenvolvimento de estudos de cenários para a tomada de decisão em nível estratégico. Vivência internacional e fluência em inglês e espanhol. Autor do livro: Por Que Me Endivido? - Dicas para entender o endividamento e sair dele.

One Comment

  1. Tainah Veras 17/04/2012 at 18:56

    Esse estudo revela bastante sobre o comportamento dos consumidores na web; porém, muitas vezes é necessário ter acesso a informações mais pontuais capazes de gerar inteligência competitiva. Nesse sentido, sugiro conhecer o trabalho da K4B, uma boutique do conhecimento.

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